segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

ESCALHÃO -Igreja


Fotos A.F.F.M.
Nota: Para abrir a página(ampliar as fotos), clique no lado direito do rato ;abrem as instruções, e depois clique em abrir hiperligação.


Reedição de posts desde o início do blogue

3 comentários:

  1. Igreja Matriz de Escalhão

    Dedicada a N. Sra. dos Anjos, a Igreja Matriz de Escalhão foi construída no século XVI, em substituição da primitiva Matriz, possivelmente erguida no reinado de D. Dinis. Posteriormente, foram-lhe introduzidas modificações, com realce para as realizadas na segunda metade do século XVIII. A Matriz desta freguesia do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo foi classificada em 1978 como Imóvel de Interesse Público (I.I.P.).Igreja de monumental volumetria, tem a fachada principal rasgada por um portal clássico e sóbrio composto por arco de volta perfeita, encimado por frontão triangular que repousa sobre colunas caneladas e assentes sobre pedestais. A frontaria é rematada por empena triangular com uma cruz latina pequena. Um dos flancos é fechado por uma poderosa torre sineira quadrangular, coberta com um coruchéu elevado que termina por uma cruz latina.
    Na face norte da igreja, o portal segue o mesmo esquema compositivo e os volumes arquitetónicos apresentam-se reforçados por contrafortes retangulares com pináculos terminais, longas janelas rasgando as paredes e cabeceira de grandes proporções, com a cimalha marcada por pináculos, de diferente dimensão, sobre pequenos plintos.
    O interior é amplo e formado por corpo de uma só nave, coberto por abóbada reforçada por sólidos arcos torais em granito, estando decorada com motivos geométricos sóbrios.Vários altares em talha dourada do período maneirista e barroco fazem a sua aparição nos altares laterais. O púlpito é uma construção de bom nível e está coberto por um dossel de talha dourada.A capela-mor é coberta por uma abóbada de nervuras, no fundo da qual se encontra um interessante retábulo maneirista em talha dourada do século XVII, estruturado em edículas que contêm uma série de pequena imagens hagiográficas. Lateralmente à posição do altar-mor estão algumas notáveis composições em alto-relevo, obras quinhentistas de influência flamenga e que aludem ao Calvário de Cristo e à sua Deposição no túmulo.
    A sacristia da igreja é coberta por uma abóbada pintada com importantes figuras hagiográficas, guardando-se aqui um belo arcaz de madeira, um lavabo de granito do século XVIII e algumas pinturas em tábua, de feição popular.
    http://www.infopedia.pt/$igreja-matriz-de-escalhao

    ResponderEliminar
  2. Há pérolas destas pelos mais remotos lugares do país.
    Só um blog deste tipo nos vai alertando para estas maravilhas quase "perdidas" atrás das fragas.
    Pela minha parte, só digo: obrigada Lelo.

    Júlia

    ResponderEliminar
  3. Até que enfim que vejo ALGUÉM interessar-se pela minha terra. Obrigado.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.