sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Freixo de Espada à Cinta -Morreu Valentim Xavier Pintado, economista e fundador do CDS

Morreu Valentim Xavier Pintado, economista e fundador do CDS
29/9/2016, 11:11263
O economista e professor universitário Valentim Xavier Pintando, secretário de Estado de Marcelo Caetano e um dos fundadores do CDS, morreu na quarta-feira aos 91 anos

O economista e professor universitário Valentim Xavier Pintando, um dos fundadores do CDS, morreu na quarta-feira aos 91 anos, disse esta quinta-feira à Lusa fonte da família.
De acordo com a mesma fonte, o corpo vai estar a partir desta quinta-feira em câmara ardente na capela de Nossa Senhora, junto à igreja de São João de Deus, à Praça de Londres, em Lisboa, estando agendada missa de corpo presente para as 21h.
Na sexta-feira realiza-se uma missa de corpo presente na igreja de São João de Deus, pelas 10h00, saindo depois o cortejo fúnebre para o cemitério dos Prazeres.
Valentim Xavier Pintado era natural de Freixo de Espada a Cinta. Licenciou-se em Ciências Económicas e Financeiras pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras de Lisboa (1949) e fez o doutoramento em Economia na Universidade de Edimburgo (1961).
Dirigiu o Gabinete de Estudos e Relações Económicas Internacionais da Associação Industrial Portuguesa (AIP) e, em 1964, foi diretor do gabinete de estudos económicos do Banco Português do Atlântico.
Na década de 70 foi secretário de Estado do Comércio do governo presidido por Marcelo Caetano, tendo participado, igualmente, em várias organizações internacionais como a EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre) e a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).
Foi igualmente professor catedrático e diretor da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, da qual foi Vice-Reitor.
Valentim Xavier Pintado foi, com Diogo Freitas do Amaral, Adelino Amaro da Costa, Basílio Horta, Vítor Sá Machado, João Morais Leitão e João Porto fundador do CDS, a 19 de julho de 1974.



Agência Lusa e Observador: http://observador.pt/2016/09/29/morreu-valentim-xavier-pintado-economista-e-fundador-do-cds/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.