sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Rota de Monumentos do Douro para atrair turistas

fotoProdutos culturais em rede podem levar mais pessoas ao Vale do Douro.
Carrazeda de Ansiães foi o local escolhido para a apresentação do livro sobre o património da região do Douro. A iniciativa insere-se no projecto “Rede de Monumentos do Vale do Douro”, que tem por objectivo promover o património abrangido nesta área geográfica, bem como levar a cabo intervenções de salvaguarda e valorização de monumentos, nomeadamente castelos, conventos, mosteiros e igrejas, como aconteceu no Castelo de Ansiães.
O Director Regional de Cultura do Norte (DRCN) anunciou que, no âmbito desta rede, estão a ser preparados um conjunto de produtos que visam “estruturar e solidificar uma oferta cultural qualificada”, pretendendo-se que a cultura “se possa afirmar como um vector de desenvolvimento sustentável para a economia e para a região”. Segundo António Ponte, “estes produtos são ofertas culturais diferenciadas, com autenticidade suficiente para que sejam factores de diferenciação e que, neste mundo global, atraiam mais pessoas”.
O director da DRCN explicou que esse projecto passa por prospectos que definem uma rota de visitação da Rede de Monumentos. “Ao haver um percurso, certamente o turista estará mais tempo e deixará mas dinheiro na região”, defende o director da entidade de cultura.
A expectativa é que se crie também a possibilidade de surgirem pequenas empresas de produtos tradicionais, que permitam sustentar cada vez mais a região.

O Director da DRCN esclarece que o projecto “tem uma componente imaterial que compreende a criação de uma rede articulada de monumentos e sítios de interesse patrimonial, em toda a área do Douro, que se materializa nesta publicação que foi lançada em Carrazeda de Ansiães”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.