quinta-feira, 22 de setembro de 2016

NORDESTE TRANSMONTANO - EFEMÉRIDES (22/09)

órgão da igreja matriz
22.09.1609 – Carta da câmara de Moncorvo para o vice-rei pedindo escusa de não contribuir para o pagamento da visita do rei Filipe a Portugal.
22.09.1691 – Acta da reunião da câmara de Moncorvo: - (…) Porquanto houve notícia que Francisca da Cruz, regente do Recolhimento de S. Nicolau desta vila tinha determinado partir do recolhimento para um que novamente se tem erigido na vila de Chaves por causas e razões que para isso se lhe propuseram ; que como no dito Recolhimento havia muitas escrituras de foros de pão e outras doações nele feitas, como na igreja dele se fizesse inventário de todos os papéis e móveis, fazendo-se entrega delas a pessoa que a todo o tempo possa fielmente dar conta deles…
22.09.1776 – Arrematação da obra do órgão da igreja matriz de Moncorvo pelo organista Miguel da Silva Brandão pelo preço de 640 mil réis. O contrato é muito interessante, sobretudo para os especialistas, pelo caderno de encargos e apontamentos (projecto) que lhe andam anexos.
22.09.1807 – Registo da patente de Capitão Mor agregado do concelho de Moncorvo conferido a João Carlos de Oliveira Pimentel.
22.09.1848 – Ofício da câmara de Moncorvo dizendo que “o professor de Urros, Francisco António de Azevedo Lima (…) sempre foi e é hoje mais do que nunca incapaz de exercer as funções desse cargo”.
António J.Andrade

3 comentários:

  1. 22.09.1776 --- Esse órgão da Igreja matriz ainda funciona?

    22.09.1848 --- Nessa data havia avaliação dos professores. Não sabemos é como nem por quem era feita.

    Júlia

    ResponderEliminar
  2. Eu não pergunto se o órgão ainda funciona.Eu gostava de saber SE ainda existe!

    ResponderEliminar
  3. Também nao sei se funciona ou se ainda existe..o que sei é que há 40 anos tocava e existia. E tinha um amigo que se chamava Fernando que tocava nessa relíquia nacional..e aquilo era muito interessante,..o Fernando tocava e nós as amigas tínhamos que puxar ao fole pois aqueles tubos precisavam de muito ar..foi lindo!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.