sexta-feira, 13 de maio de 2016

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES (13/05)

13.05.1828 – A Gazeta de Lisboa noticia: - Por huma hora da tarde foi admitida à Real Presença do Sr. D. Miguel no Real Palácio da Ajuda, a Deputação da Câmara de Moncorvo composta de António Victor e Sousa e António Freire Cortez que, felicitando a Sua Majestade pelo feliz regresso a Portugal Livre, lhe entregaram uma Representação da mesma Câmara.
13.05.1836 – Conferida posse de Delegado do Procurador Régio de Moncorvo ao bacharel João Pedro de Almeida Pessanha. Na mesma reunião da câmara foi deliberado aplicar a multa de 6 mil réis ao ferrador Manuel Lopes Capilé por fazer esperar a procissão do Corpo de Deus mais de uma hora à espera que viesse com a imagem do São Jorge a cavalo.

Capela de S. SEBASTIÂO
13.05.1894 – Nota de O Moncorvense desta data: - FESTA DE S. SEBASTIÂO – Atendendo às gravíssimas doenças que todos os anos e na quadra que ora vamos atravessando, aparecem e germinam em diversos pontos do nosso concelho: e tendo em consideração que nesta vila e seus limites, uma infinidade de insectos, como a lagarta, o pulgão e outros muitos têm causado enormíssimos prejuízos a proprietários e lavradores, destruindo amendoeiras e vinhas e devastando todos os fructos dos campos produtivos da Vilariça, os abaixo assinados, impulsionados pelo bem de todos e crentes na misericórdia de Deus, resolveram promover uma festa ao mártir S. Sebastião para que nos livre do mal de que todos estamos ameaçados. A festa terá lugar no dia 10 de Junho, havendo arraial e música de véspera e missa cantada, sermão e procissão naquele dia. Para que tal festa possa realizar-se com a maior pompa principia hoje a tirar-se uma subscrição, pedindo a todas as pessoas, sem distinção de classes, a sua bendita esmola. Moncorvo, 13 de Maio de 1894. António Augusto de Miranda ,Adriano Joaquim Catalão ,António Emílio Martins ,António manual Mora ,Artur Ernesto Antunes.
António Júlio Andrade

5 comentários:

  1. Em vez de irem ao Rachado comprar o insecticida a rapaziada ia incomodar o S.Sebastão.Em junho?
    O nosso santo só trabalha no dia 20 de Janeiro,dia de festa e de consultas.Tem-te na virgem e não corras verás como te afogas, dizem os cépticos do adro.E com razão.Infelismente,hoje,as festas perderam em reliogidade e animação.A festa da Senhora do Amparo no Felgar ,era um acontecimento regional.
    Hoje, há pessoas na vila que nem sabem quando é.Quanta mais informação temos menos sabemos das nossas coisas.QUE FAZER?
    o PREPLEXO

    ResponderEliminar
  2. Então o senhor Capilé atrasou a procissão uma hora por que estava a ferrar o cavalo para S.Jorge dar um passeio. Gostava de ver a multa que fosse passada a todos que fazem atrasar a procissão.Capilé é nome de refresco.O ferrador devia ser mais que fresco ,era re...fresco .daí o Capilé.

    ResponderEliminar
  3. Então a rapaziada do poder era MIGUELISTA em 1826.Foi á mão destes lambe botas que morreu na prisão do Porto o nosso grande GENERAL CLAUDINO .São os antecedentes dos dótores que em 1936 se pavoneavam na praça fardados da legião portuguesa e a dar vivas a Salazar e à união Nacional .E o centro de emprego era na praça nova .Fardados e ao toque de corneta e bombo marchavam até lhes darem trabalho .Vamos sabendo que o mal já vinha de longe.
    Um desfardado ,filho e neto de desfardados.

    ResponderEliminar
  4. Clube De História Valpaços :Curiosas as efemérides, tal como os 3 comentários do espirituoso anónimo (no blogue)!

    ResponderEliminar
  5. Olha o meu bisavô, Artur Ernesto Antunes, Tão católico e eu que sou Ateu. As voltas que a religião dá. Como se pode ver isro não é genético

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.