13.05.1828 – A Gazeta de Lisboa noticia: - Por huma hora da tarde foi admitida à Real Presença do Sr. D. Miguel no Real Palácio da Ajuda, a Deputação da Câmara de Moncorvo composta de António Victor e Sousa e António Freire Cortez que, felicitando a Sua Majestade pelo feliz regresso a Portugal Livre, lhe entregaram uma Representação da mesma Câmara.
13.05.1836 – Conferida posse de Delegado do Procurador Régio de Moncorvo ao bacharel João Pedro de Almeida Pessanha. Na mesma reunião da câmara foi deliberado aplicar a multa de 6 mil réis ao ferrador Manuel Lopes Capilé por fazer esperar a procissão do Corpo de Deus mais de uma hora à espera que viesse com a imagem do São Jorge a cavalo.
Capela de S. SEBASTIÂO |
13.05.1894 – Nota de O Moncorvense desta data: - FESTA DE S. SEBASTIÂO – Atendendo às gravíssimas doenças que todos os anos e na quadra que ora vamos atravessando, aparecem e germinam em diversos pontos do nosso concelho: e tendo em consideração que nesta vila e seus limites, uma infinidade de insectos, como a lagarta, o pulgão e outros muitos têm causado enormíssimos prejuízos a proprietários e lavradores, destruindo amendoeiras e vinhas e devastando todos os fructos dos campos produtivos da Vilariça, os abaixo assinados, impulsionados pelo bem de todos e crentes na misericórdia de Deus, resolveram promover uma festa ao mártir S. Sebastião para que nos livre do mal de que todos estamos ameaçados. A festa terá lugar no dia 10 de Junho, havendo arraial e música de véspera e missa cantada, sermão e procissão naquele dia. Para que tal festa possa realizar-se com a maior pompa principia hoje a tirar-se uma subscrição, pedindo a todas as pessoas, sem distinção de classes, a sua bendita esmola. Moncorvo, 13 de Maio de 1894. António Augusto de Miranda ,Adriano Joaquim Catalão ,António Emílio Martins ,António manual Mora ,Artur Ernesto Antunes.
António Júlio Andrade
Em vez de irem ao Rachado comprar o insecticida a rapaziada ia incomodar o S.Sebastão.Em junho?
ResponderEliminarO nosso santo só trabalha no dia 20 de Janeiro,dia de festa e de consultas.Tem-te na virgem e não corras verás como te afogas, dizem os cépticos do adro.E com razão.Infelismente,hoje,as festas perderam em reliogidade e animação.A festa da Senhora do Amparo no Felgar ,era um acontecimento regional.
Hoje, há pessoas na vila que nem sabem quando é.Quanta mais informação temos menos sabemos das nossas coisas.QUE FAZER?
o PREPLEXO
Então o senhor Capilé atrasou a procissão uma hora por que estava a ferrar o cavalo para S.Jorge dar um passeio. Gostava de ver a multa que fosse passada a todos que fazem atrasar a procissão.Capilé é nome de refresco.O ferrador devia ser mais que fresco ,era re...fresco .daí o Capilé.
ResponderEliminarEntão a rapaziada do poder era MIGUELISTA em 1826.Foi á mão destes lambe botas que morreu na prisão do Porto o nosso grande GENERAL CLAUDINO .São os antecedentes dos dótores que em 1936 se pavoneavam na praça fardados da legião portuguesa e a dar vivas a Salazar e à união Nacional .E o centro de emprego era na praça nova .Fardados e ao toque de corneta e bombo marchavam até lhes darem trabalho .Vamos sabendo que o mal já vinha de longe.
ResponderEliminarUm desfardado ,filho e neto de desfardados.
Clube De História Valpaços :Curiosas as efemérides, tal como os 3 comentários do espirituoso anónimo (no blogue)!
ResponderEliminarOlha o meu bisavô, Artur Ernesto Antunes, Tão católico e eu que sou Ateu. As voltas que a religião dá. Como se pode ver isro não é genético
ResponderEliminar