segunda-feira, 6 de julho de 2015

Freixo de Espada à Cinta: Orquestra do Norte actuou na Igreja Matriz

Foi no passado dia 27 de Junho que a Orquestra do Norte actuou na Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta. O concerto promovido pela Associação da Municípios do Douro Superior de Fins Específicos – AMDSFE e pela Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta levou mais de uma centena de pessoas à Igreja para assistir ao concerto.
Nuno Trigo, da AMDSFE disse no final do concerto que este “superou todas as espectativas, não só pelo facto de termos a casa cheia, mas porque também reparámos que conseguimos o que pretendíamos, trazer cultura ao Douro Superior, neste caso através da Orquestra do Norte”, Nuno Trigo mostrou ainda vontade que para o ano que vem os concertos se repitam. 
Quem mostrou também vontade de voltar a Freixo e actuar para os freixenistas foi o Maestro da Orquestra do Norte, José Ferreira Lobo, que assumiu que “já tinha anteriormente muita vontade de vir a Freixo, por diversas razões, a beleza do espaço, pelo encanto das pessoas, e agora fiquei ainda com mais vontade de voltar”. O Maestro escolheu a Igreja Matriz para actuar por esta oferecer dois aspectos muito positivos e favoráveis ao concerto “em primeiro lugar pelo seu valor patrimonial e em segundo por ser um espaço onde as condições acústicas são favoráveis a este tipo de concertos, a Igreja Matriz é assim um espaço que reúne as melhores condições estéticas e técnicas para a realização de concertos”. No final do concerto o Maestro Ferreira Lobo estava “muito feliz, a Igreja estava cheia, e creio que mais pessoas estariam se mais espaço houvesse, e senti que o público gostou do programa que escolhemos: Música Francesa de Inspiração Espanhola, um programa vibrante mas que penso toda a gente gostou”. 
A Orquestra do Norte existe desde 1922 e tem como principal missão a descentralização da cultura musical.

Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, 3 de Julho de 2015
Sara Alves 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.