sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Pratos com cogumelos silvestres em Bragança, Zamora e Salamanca

21 restaurantes do Nordeste Transmontano participam em concurso micogastronómico.
66 restaurantes do Nordeste Transmontano e das províncias de Zamora e Salamanca, na vizinha Espanha, apresentam pratos de cogumelos silvestres até ao próximo dia 26. A introdução desta iguaria nas ementas deve-se à participação destes estabelecimentos comerciais no II Concurso Hispanoluso Micogastronómico, promovido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial ZASNET.
Só no distrito de Bragança são 21 os restaurantes que aderiram a esta iniciativa, que pretende promover a utilização de cogumelos silvestres na gastronomia dos dois lados da fronteira. Além disso, é uma forma de trazer turistas aos restaurantes aderentes nesta zona fronteiriça.
“O mico turismo é uma área de grande interesse e de potencial desenvolvimento”, refere o ZASNET em comunicado.
Para cativar os visitantes, os restaurantes da região apresentam a concurso um conjunto diversificado de entradas entre a cozinha tradicional e a moderna, como lombinho de javali recheado com cogumelos, creme de boletus com vinho do Porto ou panados de repolgas e amanita cesarius.
À semelhança do que aconteceu na 1.ª edição, está disponível uma aplicação de telemóvel gratuita, denominada “Vamos aos cogumelos”, para que o público possa aceder facilmente aos restaurantes e informação sobre as entradas e tapas e votar nas suas favoritas.

Esta é uma acção que está a ser desenvolvida pelo ZASNET em parceria com os seus membros, nomeadamente as associações de municípios da Terra Fria e da Terra Quente Transmontana, a Diputación de Zamora e Salamanca e o Ayuntamiento de Zamora, em colaboração com a CoraNE, a DESTEQUE, A Pantorra, a Xixorra e as associações de hotelaria de Zamora e Salamanca.

Fonte: http://www.jornalnordeste.com/noticia.asp?idEdicao=578&id=20464&idSeccao=5091&Action=noticia#.VEDEZ_nF98E

1 comentário:

  1. Q´ais cogumelos...São roques,Senhor...são roques
    Ainda faltam as "santchas" abundantes nos pinhais, a partir de Outubro/Novembro.
    Fontes de Carvalho

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.