domingo, 12 de outubro de 2014

Ano da Bíblia na diocese de Bragança-Miranda

A diocese pretende levar os fiéis a aprofundar a escuta da Palavra de Deus e formar evangelizadores para uma sociedade em mudança.

A diocese de Bragança-Miranda vai dedicar o ano pastoral 2014-2015 à Bíblia com o lema “Confiados a Deus e à Palavra da sua graça”. “Escolhemos a Bíblia para iluminar os nossos caminhos”, refere D. José Cordeiro, explicando que “a Palavra de Deus é o fundamento, é o essencial da vida da Igreja”.
 Em tempos de constante mudança, o prelado quer formar cristãos que testemunhem a alegria e a esperança do Evangelho no quotidiano da vida. “É necessário insistir na formação dos leigos, dos consagrados, dos pastores”, defende o Bispo da diocese de Bragança-Miranda, salientando que a “Palavra de Deus é inesgotável”.
 Um outro motivo, apontado para a escolha do lema para o ano pastoral, é a “ignorância religiosa em torno da Bíblia, da Palavra de Deus e da interpretação que a Igreja faz da Palavra divina”, acrescenta o Bispo.
 Sob o lema “Confiados a Deus e à Palavra da sua graça”, D. José Cordeiro pretende que a Palavra seja “mais viva e mais eficaz”, e que se torne “a língua materna da nova evangelização”, como preconiza o Papa Francisco. “Este é o grande horizonte”, refere o prelado, “tornar a Palavra de Deus ainda mais presente na vida das pessoas, a par da Eucaristia, dos sacramentos, da piedade popular e de tudo que já na Igreja se faz”.
 Para levar a cabo o ano da Bíblia, o Bispo da diocese de Bragança-Miranda propõe um conjunto de iniciativas, entre as quais se destacam: uma semana bíblica nas unidades pastorais; a hora da Bíblia nas IPSS católicas, Cáritas, fundações, Misericórdias e centros sociais paroquiais; um retiro aberto com o evangelista S. Marcos; uma jornada de estudos e aprofundamento do documento do Concílio Vaticano II sobre a revelação divina - Dei Verbum; e ainda tornar a Bíblia presente nas catequeses em todas as actividades e que cada família tenha a Bíblia em sua casa.
 “Tudo o que estamos a fazer este ano tem este sublinhado da presença da Palavra”, diz o prelado, para reforçar que “o mais importante é termos consciência de que não somos donos da Palavra, não somos proprietários da Palavra”, mas, conclui, “servidores da Palavra”.
 O plano pastoral da Diocese de Bragança-Miranda “une-se igualmente ao Ano da Vida Consagrada”, que o Papa Francisco convocou para 2015.
 Aos consagrados, D. José Cordeiro pede que atendam mais à “vivência e ao testemunho do carisma recebido à luz da santidade da Palavra de Deus, que as ocupações das estruturas dos seus institutos de vida consagrada”.

Fonte: http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=29&did=164223

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.