sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Congresso de Património e Arqueologia do Douro Superior e Baixo Côa

Nos dias 7, 8, 9 e 10 de Novembro vai decorrer, nos concelhos de Vila Nova de Foz Côa e de Mêda o I Congresso de Património e Arqueologia do Douro Superior e Baixo Côa, que inclui conferências, a apresentação de estudos, visitas guiadas e o lançamento de um livro sobre o Castro de S. Jurge.
Os trabalhos do congresso começam no dia 7 de Novembro, no Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa, pelas 10.00 horas, com a sessão de abertura, seguindo-se a abordagem dos temas “Entre o Côa, o Águeda e o Douro Internacional: um território de áreas protegidas” (Alexandra Cerveira Lima) e “A importância das pinturas da Igreja Matriz de Foz Côa” (José M. Costa Ribeiro). No período da tarde, serão proferidas intervenções sobre “Simbologias do culto sagrado (edificado e pictórico) no concelho de Foz Côa” (Sandra Naldinho) e “Rituais e Cultos da Morte - da Pré-História à História” (António Sá Coixão).
No dia 8 de Novembro, no Centro Cultural de Foz Côa, serão proferidas alocuções sobre “Castanheiro do Vento - 15 anos de Investigação Arqueológica” (João Muralha Cardoso), “As pedreiras romanas de aplito do Salgueiro (Freixo de Numão)” (António Sá Coixão), “Projecto de Investigação do Castelo de Monforte de Ribacôa como âncora de um amplo programa de arqueologia comunitária no Vale do Côa” (Carlos Abreu, José Paulo Francisco e Lois Ladra) e “O carril mourisco: à descoberta do património entre o planalto mirandês e Barca de Alva” (Alexandra Cerveira Lima e Paulo Amaral). Serão ainda apresentados os resultados preliminares dos estudos: “Uma Investigação sobre os contextos arqueológicos da Arte Esquemática no Vale do Côa” (Bárbara Carvalho, João Muralha Cardoso, Mário Reis e Lara Bacelar Alves) e “Últimos resultados sobre ocupações paleolíticas do Vale do Côa” (Thierry Aubry, António Fernando Barbosa, Cristina Gameiro, Luís Luís, Henrique Matias, André Tomás Santos e Marcelo Silvestre).
No dia 9 de Novembro, os trabalhos do congresso deslocam-se para o concelho de Mêda, com uma visita guiada ao sítio Arqueológico do Vale do Mouro (9.30 horas) e com abordagens de António Sá Coixão sobre “11 anos de estudos em Vale do Mouro”. Tony Silvino, Pedro Pereira, Damien Tourgon, Vincent Rault, Thierry Argant, Laudine Robin,  Rodolphe Nicot et Mélissa Légier apresentam “O Sítio de Vale do Mouro: um estudo pluridisciplinar”. Pelas 15.00 horas, na Casa da Cultura de Mêda, terá lugar o lançamento do livro “A Arte Rupestre do Castro de S. Jurge”. Para as 17.00 horas está agendada uma visita guiada ao Castro de S. Jurge.

No último dia, 10 de Novembro, na Casa de Cultura da Mêda serão proferidas várias intervenções, com destaque para “Símbolos do sagrado na área do concelho de Mêda” (Paulo Simão, Mário Murça e Sandra Naldinho), “Património Arqueológico do Concelho de Mêda” (António Sá Coixão) e “Entre o Côa, o Águeda e o Douro Internacional: um território de áreas protegidas” (Alexandra Cerveira Lima). Pelas 14.00 horas começam visitas guiadas, com os alunos do Agrupamento de Escolas de Mêda, ao Castro de S. Jurge e a Marialva Romana.

Fonte: http://www.jornalaguarda.com/index.php/cultura/1332-congresso-de-patrimonio-e-arqueologia-do-douro-superior-e-baixo-coa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.