sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Nordeste Transmontano - EFEMÉRIDES (07/11)

07.11.1687 – Falecimento de Isac (Baltasar, de baptismo) Oróbio de Castro, em Amesterdão. Nascido em Bragança em 1620, foi um dos mais célebres médicos e filósofos marranos / judeus. Fugido da Inquisição de Portugal onde seus 4 avós conheceram as cadeias daquele horrendo tribunal, acabou por ser preso pela Inquisição de Espanha. Foi professor de medicina nas universidades de Sevilha (Espanha) e de Toulouse (França). Os seus biógrafos costumam dizer que ele se formou em Salamanca ou Alcalá de Henares, mas a verdade é que, nunca ninguém apresentou prova de sua formatura… Será que o seu diploma de médico foi falsificado? Este é um tema que está a ser estudado por uma investigadora da cátedra de estudos sefarditas de Alberto Benveniste, da universidade de Lisboa. Um dia destes talvez se fale do assunto…
07.11.1836 – na sequência da Revolução de Setembro ascendeu ao governo a facção mais radical e esquerdista dos Liberais, que logo repôs em vigor a Constituição de 1822. As forças de direita, chefiadas pela Rainha, promoveram neste dia a revolução que ficou conhecida na história pelo nome de Belemzada e que pretendia repor a Constituição de 1826. Isso reflectiu-se em Moncorvo onde, no dia 18 de Setembro se jurou solenemente a Constituição de 1822; em 7 de Novembro, juramento da Constituição de 1826, por “influentes anarquistas” chefiados pelo deputado Jerónimo José de Meireles Guerra, que puxou de um revólver para o administrador do concelho, José Maria Pinheiro; 13 de Novembro, juramento da Constituição de 1822.
07.11.1846 – Notícia do jornal O Nacional:
- MIRANDELA. A vil traição do Barão de Casal que se vendeu infamemente à comitiva palaciana, e a ambição do Visconde e barão de Vinhais foram a causa de reagir a tropa desta província contra o patriótico e denodado movimento polupar! Prendeu-se o exº governador civil de Bragança, Júlio do Carvalhal Sousa Teles…
07.11.1847 – Notícia de O Nacional:
Colégio Campos Monteir
- VILA FLOR. As eleições foram livres como em toda a parte onde triunfaram os Cabrais! As baionetas cercaram a urna!… Na vila de Moncorvo, que tem perto de 1600, e é rica, só apareceram 8 votantes!
07.11.1936 – Correspondência apresentada na reunião da câmara municipal de torre de Moncorvo desta data:
- A Direcção do Colégio Campos Monteiro intenta realizar no próximo dia 8 uma sessão solene comemorativa da abertura do mesmo estabelecimento de ensino, associando-se assim ao conjunto das festas que os alunos projectam fazer no mesmo dia.
A Câmara Municipal (…) tem estado de alma e coração em tudo o que representa progresso para esta região, e embora o Colégio seja de iniciativa particular, sobejamente são reconhecidas as vantagens do seu funcionamento.
Nesta casa de ensino tudo se tem feito dentro da legalidade e, mais do que isso, em verdadeira comunhão de espírito com as novas directivas do Estado Novo.
 Nestas condições, um convite a V. Ex.as para colaborarem connosco seria um pleonasmo. Aqui há uma trincheira comum onde todos nos encontramos, em defesa dos bens morais da nação, pela nação. E nesta terra de tão nobres tradições, mais uma vez, na hora própria, se vincará uma atitude. O Director, Ramiro Xavier F. F. Salgado.
António Júlio Andrade
Ver:
http://marranosemtrasosmontes.blogspot.com/2010/07/vultos-judaicos-bragancanos-ii.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.