sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Retalhos da História de Vila Flor - VII

AS FAMÍLIAS HENRIQUES JULIÃO E LOPO MACHADO NA INQUISIÇÃO DE COIMBRA.

QUESTÃO RELIGIOSA OU LUTA POLÍTICA?

PRESOS NA CASA DA MISERICÓRDIA

Ao tempo da morte prematura do rei D. João IV, em 1656, tinha o príncipe herdeiro do trono apenas 13 anos de idade. Ficou, por isso, a governar o país sua mãe, a rainha D. Luísa de Gusmão.
Ainda para mais, o futuro rei era paraplégico e falho de juízo. E andava metido com grupos de jovens arruaceiros. Saíam em bandos, à noite, montados a cavalo pelas ruas de Lisboa, partiam vidros de janelas, atacavam à espadeirada quem lhes aparecia pela frente e assustavam sobretudo mulheres indefesas. De entre esses energúmenos, destacava-se um valentão italiano que vendia quinquilharias numa tenda montada no Rossio, chamado António Comti.
O País atravessava então uma enorme crise. Internamente, do ponto de vista da economia, era a ruína completa e, do ponto de vista político, a sociedade estava completamente dividida, sobretudo as classes dirigentes da nobreza e do povo. No plano externo era a guerra com a Espanha que tudo consumia, enquanto as colónias da Índia, África e Brasil eram atacadas por ingleses, franceses e holandeses.
Face a uma tal situação e porque os conflitos sociais e políticos, mesmo no interior do conselho real, eram cada vez maiores, pareceu a muitos homens de influência que só o casamento de D. Catarina, irmã do jovem rei D. Afonso VI, com o rei Carlos II de Inglaterra, poderia salvar o País. E nisso se empenharam a fundo, particularmente os cristãos-novos portugueses, não apenas os que residiam no País mas também (e sobretudo) os que estavam emigrados pelo Norte da Europa. (1)
Realizaram-se as bodas em Londres, em Maio de 1662. E, no mês seguinte a rainha mandou prender Comti e o seu bando de marginais, que logo foram metidos em um barco e despachados para o Brasil.
A rainha aparecia então com poderes reforçados e em seu redor capitaneavam velhos nobres cheios de condecorações e gente das cúpulas da Inquisição.
O jovem rei ficou furioso com a prisão de Comti e um grupo de jovens da nobreza, chefiados pelo conde de Castelo Melhor, que tinha apenas 26 anos, cercou o rei e fez com que ele assumisse o poder e demitisse o governo, enquanto a rainha-mãe fundava um convento e nele se encerrava. Escusado será dizer que o novo governo era chefiado por Castelo Melhor.
Perdedor ao nível do governo, o “partido da Inquisição” redobrou de actividade e cresceu a fúria contra os cristãos-novos. Assistiu-se então a enormes vagas de prisões, como antes nunca se vira, nomeadamente em Trás-os-Montes.
fixemo-nos então em Vila Flor, uma terra em que andavam “divididas em duas facções todas as pessoas da dita vila, de uma parte os da nação e da outra parte os homens nobres, buscando os da nação ocasiões para se defrontarem”.
Esta afirmação não é nossa, mas foi feita por alguém que se viu metido no meio daquele turbilhão e de quem falaremos mais à frente – Pedro de Morais do Sil.
Muitas afirmações de idêntico teor se encontra, em diferentes processos ali instaurados então pelo Santo Ofício e que chegaram até nós.
E esta luta não era só motivada pelos cristãos-novos “que se queriam intrometer em quererem tomar em si o governo da terra” mas também “andavam em dúvidas com os homens nobres sobre as varas do palio” – como também se afirma nos ditos processos. Quer isto dizer que a luta entre cristãos-novos e cristãos-velhos em Vila Flor visava o controlo do governo da república e do governo da igreja, que a luta não era apenas de carácter religioso, mas também social e político.
E se os cristãos-novos queriam tomar conta do governo e da igreja, os nobres e os partidários da Inquisição procuravam, por todos os meios, barrar-lhes o caminho. E um dos meios utilizados foi exactamente a obtenção de alvarás régios proibindo os cristãos-novos de exercer quaisquer cargos de administração pública e municipal, de frequentar a universidade e receber ordens eclesiásticas ou condecorações militares. E se essas leis discriminatórias dos cristãos-novos se estenderam depois a todo o país, é preciso não esquecer que elas começaram por se aplicar apenas em Vila Flor.
E quem eram os cabeças desta luta, os chefes de cada uma das facções? Exactamente as mesmas famílias de há 20 anos atrás, os filhos e herdeiros de Julião Henriques e Lopo Machado.
Recordam-se da prisão e da fuga de Lopo Machado da cadeia de Torre de Moncorvo? Certamente que, logo que a conjuntura o permitiu, ele regressou a Vila Flor e foi recebido pelos seus partidários como um verdadeiro herói. E certamente que as cúpulas da Inquisição de Coimbra se empenharam na recuperação da honra e do poder do seu familiar, pois era também a honra e o poder da própria instituição que estava em causa. E Lopo Machado e os seus certamente juravam que se haviam de vingar.
E o facto é que ele logo foi promovido ao mais elevado posto do governo do concelho, sendo empossado no cargo de capitão-mor, que ocupava no início da década de 1650. A ele competia a manutenção da ordem pública e a segurança dos cidadãos, para além da fiscalização da fé. (1)
E depois dele foi o cargo desempenhado por Álvaro de Morais de Ataíde e em seguida por um filho desta (Francisco de morais de Ataíde) e pelo genro Jerónimo de Morais Beça, que todos se ligaram na família de Lopo Machado. (2)
Por seu turno, com a morte do pai, Diogo Henriques Julião assumiu a liderança da comunidade cristã-nova.
Estamos então em Vila Flor, naquele mês de Junho de 1662 em que o conde de Castelo Melhor montou o cavalo do poder. Ao início desse mês, em Vila Flor, 8 cristãos-novos foram presos pela Inquisição de Coimbra e mais 4 se seguiram naquele ano. E no ano seguinte o número subiu para dezena e meia, numa espiral medonha de prisões. Era como se todas as forças do inferno se tivessem libertado e caíssem sobre Vila Flor, em feroz perseguição aos cristãos-novos. E o clímax foi atingido no ano de 1664 com mais de 30 prisões, sendo que umas 23 foram efectuadas de uma só vez, ao início do mês de Novembro.
Fácil será imaginar, mas torna-se impossível descrever o que em Vila Flor se terá passado naquele dia. Desde logo, a violência do acto. Sim, não seria fácil prender duas ou três dezenas de pessoas. Certamente que foi preciso planear muito bem as coisas e mobilizar muitas autoridades e “polícias”. Calculem quantas tentativas de fuga se ensaiaram, quantas resistências se opuseram às vozes de prisão, quantas pauladas e encontrões e palavrões… Imaginem a gritaria destemperada que correu a vila como língua de fogo. Recordem o choro convulsivo de avós, pais, irmãos, filhos e netos dos prisioneiros, enquanto estes eram metidos a ferros e estrebuchavam e berravam insultos e promessas de vingança.
Depois foi preciso arranjar prisões, que a do concelho não chegava. Requisitou-se a casa da Misericórdia e lá se meteram. Eram 35, segundo se diz em alguns processos. Noutros se diz que ali ficaram apenas as mulheres e nesse caso seria requisitada (ou posta pelo dono à disposição) alguma adega ou palheiro. Também não sabemos se era apenas gente de Vila Flor ou se tinham vindo alguns presos de Mirandela e outras terras, que os homens da Inquisição não quereriam gastar suas energias e perder seu tempo com pequenas manadas. Aliás, uma grande manada de prisioneiros chamava muito mais a atenção das populações que ficavam mais temerosas e respeitadoras do Santo Ofício.
Executadas as prisões, era preciso arranjar 20 mil reis por cada um, para custear as despesas de viagem e alimentação, que os presos até os próprios grilhões pagavam e as jornas a quem os prendia e conduzia à cadeia. E para isso sequestravam-se bens dos prisioneiros e punham-se a leilão na praça pública. Ora, quem é que iria então licitar naqueles bens? Os lanços seriam altos ou baixos?
Muitas vezes eram os próprios familiares e amigos que os arrematavam, de modo que o dono ou seus herdeiros podiam reavê-los mais tarde. Desta vez… a comunidade cristã-nova estava completamente dizimada e quase todos aqueles bens foram arrematados por gente da nobreza da vila, gente ligada ao capitão-mor Álvaro de Morais de Ataíde, que era quem presidia à execução das prisões e ao leilão dos bens dos prisioneiros.
Não sabemos quantas horas ou dias foram necessários para organizar a marcha em direcção a Coimbra. Também não sabemos quantos machos e burros se alugaram para transportar a cama, mesa e cozinha dos prisioneiros, que tudo eles tinham que levar, pois a cadeia não fornecia essas coisas. E também para levar algum prisioneiro que mal podia andar: Ignoramos ainda o número e a qualidade dos homens que foram requisitados para guardar os prisioneiros na viagem, mas não será difícil imaginar a sua índole e cariz.
Reparem agora no espectáculo deprimente daquelas dezenas de homens e mulheres agrilhoados e presos por cordas uns aos outros, pondo-se em marcha, açoitados pelos guardas, vaiados por grupos de populares arregimentados por frades e beatas, enxotados como se fossem cães danados pela raiva.
Não sabemos se foram ainda parar às cadeias da sede da comarca ou se a manada seguiu logo o caminho da Vilariça para a Beira, a eles se juntando presos vindos de Chacim (que foram muitos) e outras terras. Sabemos é que a manada esteve “depositada” (o termo é dos processos) em Freixo de Numão, ali se acrescentando outros presos.

António Júlio Andrade
Fernanda Guimarães
NOTAS
1 – ALVES, Memórias, VI-499
2 – ALVES, Memórias, VI-501
Foto cedida pelo Museu Municipal Berta Cabral.

Nota do Editor:
Reedição dos posts públicados no blog :

http://marranosemtrasosmontes.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.