quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Quem foram os primeiros Transmontanos?


Muito antes das invasões romanas , por volta de 218 a.c, sabe-se que já habitavam na Península Ibérica os povos Ibéricos. 
Para melhor entender a origem dos Transmontanos, vamos iniciar uma viagem ao passado, até à pré-historia da península ibérica. Segundo os investigadores, a chegada dos primeiros hominídeos, à Península Ibérica, foi à cerca de 1,2 milhões de anos e que se prolongou até às guerras púnicas, e pensa-se também que os primeiros que a habitaram foram os povos autóctones conhecidos como iberios.
Varias teorias, relatam que, teriam sido eles os os criadores da grande cultura megalítica que teve início em Portugal e outra seria que, os Iberos seriam de origem caucasiana, e teriam construído oppida muito semelhantes às mesmas construções encontradas na Escócia
Seria então, na idade do ferro, por volta de 700 a.c até 218 a.c, que se deu a expansão das tribos Indo-Europeus, de origem celta, cujo falariam a língua proto-indo-europeia.  Essa língua, pelo que se sabe, teve origem próxima, do Mar negro, no oriente.
Nesse período de expansão, foi o prelúdio dos Celtibéricos, oriundos da região do Douro, Tejo e Guadina,  resultado das tribos dos célticos e da lusitânia, que foram todo o berço da Península.
Nota do editor :um muito obrigado a  Maria Leontina Trigo Fernandes.

10 comentários:

  1. Serafim José Camilo escreveu: Grande Lelo - Isso é algo que nem a História de Portugal conta - Parabéns, gosto dessas coisa pá, de verdade. Gravei, meus netos vão tomar conhecimento disso, prometo.

    ResponderEliminar
  2. Julieta Pega escreveu: Estou sempre a aprender convosco!!!Gostei.

    ResponderEliminar
  3. Este blogue é mais que uma enciclopédia, é um auntêntico Memorial.
    Amigo Leonel, um grande abraço e continue.

    ResponderEliminar
  4. Jose Santos Silva escreveu: OS POVOS NA PENÍNSULA IBÉRICA ANTES DA CONQUISTA ROMANA

    -TURDULOS E TURDETANOS - Descendentes do Reino de Tartessos - Região Ocidental de Andaluzia.

    -CÓNIOS E CÉLTICOS - Algarve e Alentejo.

    -LUSITANOS, VETÕES E TÚRDULOS VELHOS - Entre Tejo e o Douro. (Estes últimos migraram para a actual S.M.Feira e Gaia em conjunto com os Célticos.

    -ZELAS - Trás os Montes.

    -CALAICOS - Entre o Douro e o Ave [Este nome relacionava-se com o Povo do Morro da Sé]

    -BRÁCAROS entre Outros - acima do Ave

    ResponderEliminar
  5. Carlos Ene escreveu:Se me permitem faço uns pequenos ajustamentos ao texto. A Gallécia, região administrativa romana não deu em Galiza. Deu no reino da Galiza e no reino de Portugal com a mesma legitimidade para ambos. A independência portuguesa foi de Leão e não da Galiza. Mitos que se criaram e ainda não entendi porquê

    ResponderEliminar
  6. Carlos Ene escreveu:Queria só acrescentar que nunca houve laços de unidade naquio que mais tarde haveria de ser a Gallécia. Basta ver os Castros completamente fortificados por exemplo em Trás os Montes.

    ResponderEliminar
  7. Emilia Frade escreveu:Gostei de saber a origem de aonde viemos.

    ResponderEliminar
  8. Ola Lelo Brito, obrigado por divulgar o texto no seu blogue .

    A origem dos Transmontanos

    ResponderEliminar
  9. Um texto excelente e um bom pedaço de investigação.
    Li o artigo completo e ... digo ao Jesus Chacim que deixe os cães ladrar e avance na sua caravana, porque está no caminho certo.

    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Júla Ribeiro, obrigado pelas suas palavras simpáticas ....

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.