quinta-feira, 17 de julho de 2014

ALFÂNDEGA DA FÉ - Unidade Móvel de Saúde: Equipa ensina população a proteger-se dos perigos do calor

ALFÂNDEGA DA FÉ – Numa altura em que os termómetros anunciam temperaturas elevadas, a Unidade Móvel de Saúde de Alfândega da Fé faz-se à estrada para sensibilizar, informar e alertar a população para os riscos da exposição ao calor. A equipa que constitui este serviço – enfermeira e dietista – está nas aldeias do concelho num contacto direto com a população, principalmente com os grupos mais vulneráveis (idosos e crianças). Uma ação que ganha ainda mais relevância se se pensar que no concelho de Alfândega cerca de 33% da população tem 65 ou mais anos.
Esta iniciativa é entendida como uma forma de prevenir situações de risco, informando sobre os comportamentos a adotar, alertando para os perigos do calor e incutindo hábitos que permitam prevenir os efeitos nocivos do sol, como seja o uso de protetor solar, que está a ser distribuído gratuitamente na forma de pequenas amostras.
Esta ação de sensibilização e prevenção aparece em complementaridade com a atividade normal da Unidade Móvel de Saúde de Alfândega da Fé. Ao longo de todo o ano, diariamente, este serviço percorre as freguesias do concelho prestando cuidados e ensinamentos à população, evitando muitas das vezes a deslocação dos habitantes à sede do concelho e permitindo um maior e melhor controlo da saúde da população.
Este foi um dos principais motivos que levou a Câmara Municipal a apostar num serviço deste género. Um equipamento gerido em cooperação com outros parceiros sociais como a Liga de Amigos do Centro de Saúde, Juntas de Freguesia do concelho, Centro de Saúde e Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé. Trata-se de uma colaboração importante que permite manter e otimizar um serviço que visa promover a prestação de cuidados de saúde de proximidade.

 Fonte: http://local.pt/portugal/norte/unidade-movel-de-saude-equipa-ensina-populacao-a-proteger-se-dos-perigos-do-calor/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.