quinta-feira, 10 de julho de 2014

Cultura do Norte acorda com mecenas preservação do museu de Miranda do Douro

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) assinou hoje um conjunto de protocolos com mecenas e intuições de Miranda do Douro para a preservação do espólio do Museu Terras de Miranda.
Cada mecenas ficará com uma sala do museu à sua responsabilidade e todos os intervenientes serão conhecidos até ao final do mês.
O ato acontece numa altura em que o museu acaba de receber obras de requalificação da cobertura e reabilitação de algumas das suas salas, num valor de cerca de 200 mil euros, de forma a acolher os visitantes e preservar o seu acervo.
"Este foi o primeiro passo de um projeto mais alargado de uma requalificação muito significativa do museu, dando assim tempo para pensar na intervenção mais profunda que possa vir a ser equacionada para o seu alargamento", disse hoje à Lusa o responsável para a DRCN, António Ponte.
Há cerca de quatro anos, chegou a ser apresentado um projeto, orçado em 1,2 milhões de euros, para reabilitação do museu, por este sofrer de problemas estruturais, nomeadamente ao nível da cobertura e consequente infiltração de águas pluviais, situação que poderia colocar em risco o seu espólio.
Este projeto está ser repensado devido às contingências financeiras que o país atravessa.
"Após a intervenção, está agora ser repensado todo o conceito expositivo do museu, que tem no seu acervo peças importante que representam a cultura das Terras de Miranda, mas com pouca comunicação e interpretação por parte do público", acrescentou o responsável.
Agora, o próximo passo será dado no sentido de o visitante poder " comunicar com a cultura mirandesa".
A intervenção feita no Museu Terras de Miranda foi dada a conhecer ao público, numa altura em que Miranda do Douro assinala 469 sobre a sua elevação à categoria de cidade.

A unidade museológica está instalada num edifício seiscentista, localizado em pleno centro histórico de Miranda do Douro. 
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.