domingo, 20 de julho de 2014

II Edição do Prémio Douro Empreendedor distingue criatividade e dinamismo empresarial

Foz do Sabor.Foto de Leonel Brito
O Douro Paisagem Património Mundial, as gentes e tradições que mantêm o território vivo e a inovação e dinamismo empresarial são o mote do concurso promovido pela rede de empreendedores da região do Douro e Trás-os-Montes. As candidaturas podem ser apresentadas até 10 de outubro.
O Prémio Douro Empreendedor está de volta, este ano com cinco categorias a concurso, duas dirigidas a criativos na área do audiovisual, design e artes plásticas, uma a projetos de turismo internacional e duas a empresas da região. Este prémio, cuja primeira edição contou com mais de 60 candidaturas em concurso, é lançado pela rede de empreendedores do Douro, iniciativa coordenada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
Na vertente criativa, o prémio Douro Empreendedor pretende distinguir produções que valorizem e afirmem a riqueza paisagística, cultural e arquitetónica do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial, e de Trás-os-Montes. Esta categoria admite candidatos nacionais e estrangeiros, sendo que os trabalhos podem ser apresentados em formato de vídeo ou de cartaz, pretendendo-se um olhar criativo sobre o Douro enquanto experiência ou enquanto território de gentes e lugares de saberes e tradições que merecem ser contados.
O vídeo da categoria “Douro Experiência” deverá ter uma duração até três minutos, e os trabalhos devem ser acompanhados de uma ”imagem capa” identificativa do mesmo e passível de ser usada na fase de comunicação.
Para a elaboração do cartaz “Gentes e Aldeias do Douro”, com ou sem som associado, podem ser utilizados diversos materiais, devendo o projeto final ser acompanhado da respetiva imagem digital. Em ambas as categorias, devem acompanhar os trabalhos um texto com o descritivo, motivação e identificação de lugares num total máximo de 5000 carateres com espaços.
Afirmação Internacional do Douro
Na vertente empresarial, o prémio promovido pela Rede EmpreenDouro apresenta este ano a nova categoria “Projetos de Turismo Internacional”, a qual pretende distinguir investimentos, na área do turismo no Douro, capazes de acrescentar valor económico aos recursos da região e de potenciar a afirmação do Douro como destino turístico internacional de qualidade. Nesta vertente são ainda mantidas as categorias “Novas Empresas” e “Empresas Inovadoras e Criativas”, dirigidas a projetos empresariais com menos de dois anos ou mais de dois anos, respetivamente.
Com candidaturas a decorrer até 10 de outubro, o Prémio Douro Empreendedor conta com o patrocínio da EDP, sendo que o vencedor de cada uma das cinco categorias receberá um prémio monetário de quatro mil euros.
As vertentes artísticas do prémio serão votadas online, após a seleção por um júri dos 20 melhores trabalhos. João Machado, escultor e designer gráfico, e João Botelho, cineasta, fazem parte da equipa de pré-seleção dos trabalhos a serem sujeitos à votação do público. Este júri conta ainda com a colaboração do setor cultural da região, o qual será responsável pela exposição itinerante dos melhores trabalhos nos principais museus da região do Douro.
Nas categorias do prémio referentes às empresas, a seleção será efetuada por um júri de 13 representantes institucionais integrantes da Rede EmpreenDouro seguida de um júri de premiação que decidirá os vencedores.
Além do incentivo monetário, os finalistas e vencedores de cada categoria vão ser objeto de divulgação nos meios de comunicação social e redes sociais, beneficiando também do acompanhamento e consultadoria gratuita das estruturas de apoio ao empreendedorismo da UTAD, do IPB e das restantes entidades da rede.
Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.