segunda-feira, 21 de julho de 2014

Trás-os-Montes: Torre de Moncorvo tem a última aldeia com atividade piscatória

Rio Sabor (Bico da Ribeira)
É da aldeia da Foz do Sabor, no concelho de Torre de Moncorvo, a única localidade transmontana onde ainda há quem sobreviva da pescaria.
Nada que se compare, porém, com a intensa atividade piscatório de outros tempos, que era o sustento de muitas famílias naquele território do sul do distrito de Bragança.
"No passado, a pesca não era para qualquer um. Era uma tarefa muito difícil, mas vinha aqui à aldeia gente de todo o distrito à procura de peixe. Muitas famílias foram assim criadas", recorda Chico Barbas.
Numa aldeia com pouco mais de 300 habitantes, só duas famílias é que não se dedicavam à arte da pesca. "Hoje, é notório o envelhecimento dos mestres da pesca", observa.
Como a atividade já não é rentável, os pescadores procuram outras formas de subsistências e deixam o alerta às autoridades, para que os típicos barcos rabelos possam também ser convertidos em meio de transporte fluvial para turistas.
"Há muita gente que me pede para dar uma volta no meu barco rabelo, mas há muitas restrições e muita fiscalização por parte das entidades marítimas. Não podemos arriscar e pedimos para que a legislação que regulamenta o sector seja revista a fim de podermos continuar a trabalhar", frisa o pescador.
Ramiro Relhas, o mais velho pescador da Foz do Sabor, com 84 anos, diz que desde cedo começou a atividade nas águas do rio e recorda que o colchão andava sempre no barco, para nele dormir enquanto as redes esperavam os peixes.
"Poucas vezes íamos a terra, tanto eu como a minha mulher, e assim rentabilizávamos o tempo e a pescaria que era desenvolvida quase até ao Pocinho", enfatiza o velho pescador.
A Câmara de Torre de Moncorvo diz ter projetos para dinamizar e rejuvenescer a atividade na última aldeia piscatória transmontana e está a lançar, através do Gabinete de Apoio a Investidor, projetos para a recuperação e pintura dos barcos e outros atrativos para relançar a atividade naquela aldeia.
"A Foz do Sabor é um dos ex-líbris turísticos do concelho de Torre de Moncorvo. Queremos, através de apoios vindo da autarquia, que a atividade piscatória seja relançada e continue, assim, a um ser um modo de vida sustentável na região", diz Nuno Gonçalves, autarca de Torre de Moncorvo.
Novos projetos turísticos começam a surgir nas mediações do Foz do Sabor, região será a porta de entrada do ambicionado complexo proporcionado pelos três lagos de Baixo Sabor que começaram a ser criando, aquando do enchimento da barragem em construção naquele curso de água e que poderá beneficiar os concelho de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé e Mogadouro.
Um cais para barcos de grade calado e uma nova fluvina fazem parte do projeto para assim atrair os turistas que viajam nos grandes barcos que diariamente sobem o rio Douro desde Porto até à Barca de Alva.

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/pais/251520/torre-de-moncorvo-tem-a-ultima-aldeia-com-atividade-piscatoria

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.