quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Macedo de Cavaleiros -Qualidade

A melhor forma de perceber a acidez e o álcool de um vinho é bebê-lo acima da temperatura recomendada. Mas este truque pode pregar-nos algumas partidas. Aconteceu-nos isso com este Valle Pradinhos, casa que produz vinhos distintos e diferentes há longas décadas, alguns tão distintos e diferentes que dificilmente conseguem apreciações consensuais - no nosso caso, preferimos o classicismo dos tintos ao "exotismo" dos brancos.
O vinho estava uns graus centígrados acima do que era aconselhável e o primeiro impacto sugeriu um desvio alcoólico, apontando para a existência de uma acidez volátil excessiva, caracterizada por um toque a vinagrinho que é comum nos Madeira e nos Porto Tawny mais velhos. Mas uma nova prova com o vinho à temperatura certa repôs as coisas na sua devida ordem. O vinho é bastante maduro, daí o impacto do álcool, mas não tem qualquer desvio (um telefonema para o enólogo responsável, Rui Cunha, ajudou a desfazer também as dúvidas sobre a acidez volátil, que, analiticamente, está dentro dos padrões recomendados para um vinho desta idade).


No aroma são evidentes as notas de fruta atempada e compotada, bem avivadas por sugestões de especiarias e um pouco de iodo. Nota-se também algum vegetal seco que remete para o espaço geográfico de onde o vinho é proveniente (Trás-os-Montes).Na boca, apresenta um esqueleto tânico de boa envergadura, causando uma sensação de volume sem castigar as papilas gustativas, graças à suavidade dos taninos. O longo estágio em barrica, certamente usada, amaciou e arredondou o vinho, que, nesta fase, com apenas quatro anos, já mostra alguns aromas e sabores de evolução.
No entanto, o que mais nos agrada é a sua delicadeza e a vivacidade do final de boca. Não chega a ser uma explosão sensorial, mas é um final suficientemente saboroso e arrebatador para termos vontade de voltar de novo ao vinho e desfrutarmos de mais um copo, sem precisarmos de o acompanhar com comida.
Valle Pradinhos Tinto Colheita Seleccionada 2009
Casal de Valle Pradinhos
Macedo de Cavaleiros
Castas: Touriga Nacional, Tinta Amarela e Cabernet Sauvignon
Graduação: 14% vol
Região: Trás-os-Montes
Preço: 9,25€
3 estrelas
FUGAS de 28/09/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.