terça-feira, 22 de outubro de 2013

"Máscaras e Danças Rituais".de António Pinela Tiza na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em lisboa

Apresentação do Livro "Máscaras e Danças Rituais"
No dia 25 de Outubro, sexta-feira, pelas 18 horas, vai ser apresentado na nossa Sede(Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em lisboa) o livro Máscara e Danças Rituais – Ritos Ibéricos do Solstício de Inverno,do autor António Tiza, natural de Varge (Bragança), baseado na sua tese de doutoramento.
Esta obra transmite conhecimentos, reflexões e factos de grande interesse identitário para as regiões de Bragança e Zamora, território que partilha raízes milenares ainda hoje vivas.
Vimos convidá-lo (a) a estar presente nesta apresentação deste livro


Máscara e Danças Rituais – Ritos Ibéricos do Solstício de Inverno, Eranos, Edições e multimédia, Lda., Lisboa, 2013.

Sumário

    A província de Zamora e o distrito de Bragança são duas regiões fronteiriças com grandes afinidades naturais, sociais e culturais; destas destacam-se as mascaradas de Inverno e as danças dos paus. Além disso, existem factos históricos, ocorridos quer numa, quer na outra das duas áreas geográficas, com implicações profundas na História dos dois países – Espanha e Portugal.
           Pelo presente estudo, pretende-se dar um contributo para o conhecimento mútuo dos nossos dois povos, no que respeita a estes elementos comuns e identitários da sua própria cultura – os ritos festivos das mascaradas de Inverno, as danças dos paus, a história local e a língua. No âmbito educativo, é objectivo do autor facultar aos alunos, professores e escolas um recurso pedagógico que se apresenta transdisciplinar e valioso, sobretudo na perspectiva da escola multicultural; por outro lado, este desejável aproveitamento pedagógico reflectir-se-á na valorização dos rituais e das danças em apreço, contribuindo para o reforço das suas vivências nas comunidades onde resistem à passagem do tempo (ou até mesmo para o seu ressurgimento). Também a análise dos factos históricos locais são objecto de estudo, o que viabiliza a compreensão dos elementos culturais como um todo integrante de um povo que habitou, na Antiguidade, o território da província de Zamora e do distrito de Bragança. O conhecimento mútuo destes factos culturais e históricos facilitará a aproximação dos dois povos irmãos e vizinhos que, até à abolição das fronteiras, mutuamente se ignoravam.


                Dos resultados globais do estudo constata-se que, após a integração dos dois países na União Europeia, as instituições regionais deram início a uma caminhada de mãos dadas para um futuro mais solidário, como se de uma eurorregião se tratasse, vislumbrando-se neste trabalho as possíveis razões históricas que a fundamentam. No âmbito educativo, conclui-se que os alunos conhecem suficientemente as suas próprias idiossincrasias culturais, o mesmo não acontecendo em relação às dos seus vizinhos. Será este, pois, um dado que as escolas poderão tomar em apreço na elaboração dos seus projectos educativos e, desta maneira, dar seguimento ao seu dever de viabilizar o conhecimento das tradições, da história e da língua da região vizinha, tal como as instituições regionais o vêm fazendo nas suas áreas de intervenção.

Parecer do editor
“António Pinelo Tiza, nesta brilhante tese de doutoramento, transmite-nos conhecimentos, reflexões e factos de grande interesse identitário para as regiões de Bragança e Zamora, território que partilha raízes milenares ainda hoje vivas nas tradições das mascaradas e das danças dos pauliteiros, ou paloteo, que, como festividades cíclicas, têm lugar no período do solstício de Inverno ao equinócio da Primavera.

Por outro lado, o intenso trabalho de campo do autor revela que os jovens destas duas regiões da Raia mantêm uma forte ligação afectiva a este rico património intangível” (Paulo Loução)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.