quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Sem palavras ,por Júlia Ribeiro

“Grande é a poesia, a bondade e as danças ... Mas o melhor do mundo são as crianças"

Fernando Pessoa

Acabei de ir ao cafezinho aqui da esquina tomar a bica com uma colega que me contou uma saída do neto que é de deixar uma pessoa sem fôlego.
O puto tem 4 anos e passou o dia com a avó, porque está constipado e as avós são para estas e outras ocasiões.
Depois de almoço estava ela ao telefone e o garoto a brincar com os seus carrinhos. A conversa com uma amiga prolongou-se e só deu conta que o miúdo tinha ido à rua e regressado, porque trazia uma enorme laranja em cada mão. Em casa ela tinha maçãs, uvas e bananas. Não tinha laranjas, nem grandes nem pequenas.
Perguntou-lhe:- Quem te deu as laranjas?
- Fui ao Sr. Manuel. (O dono da frutaria por baixo da casa).
- O quê? Tu foste à rua?
- Fui.
- Eu não quero que vás à rua sozinho.
O garoto calou-se. A avó continuou: - E o Sr. Manuel deu-te duas laranjas?
- Não, eu tirei-as do cesto.
A avó, furiosa, agarrou-o por um ombro e disse-lhe:
- Agora vens comigo, vais pedir desculpas ao Sr. Manuel e entregar-lhe as laranjas, ouviste?
Chegados à frutaria: - Boa tarde Sr. Manuel.
-Boa tarde, Dona Teresa.
O garoto cabisbaixo, calado que nem um rato.
A avó baixa-se um pouquinho e diz para o neto: - Vá , Tiago, vamos lá, fala.
O Tiago, moita, carrasco.
A avó, já em tom mais alto: - O que é que tens para dizer ao Sr. Manuel?
Meio embezerrado mas, com a pressão dos dedos da avó no ombro, o miúdo acabou por falar .
- Venho trazer estas duas laranjas que a minha avó me mandou cá roubar.
A avó ficou sem fala...

Leiria, 5 h da tarde de 2 Dezº 2011,

Júlia Ribeiro

19 comentários:

  1. A canalhada sai-se com cada uma. È caso para ficar sem fala.

    A.C.J.

    ResponderEliminar
  2. O sacaninha do puto já sabe alijar responsabilidades!Muito deve ter rido a avó a recordar a cena,depois da zanga compreensível.
    Julinha,recolha mais estorinhas destas entre as suas amigas avós.As saídas da canalhada são mesmo divertidas.

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar
  3. Julinha, mais uma bonita estorinha;eu adorei, como adorei todas.
    Beijinho,
    Tininha

    ResponderEliminar
  4. Oh, Julia, tu deste a público a saída do meu neto? Ainda bem que mudaste os nomes. Eu mostrei-lhe a foto com as duas laranjas e o miúdo ficou muito intrigado.

    M.C.

    ResponderEliminar
  5. Maria Gonçalves AHAHAHAHAHAH!!

    ResponderEliminar
  6. Eu farto-me de rir com estas estorias.
    EHEHEHEHEHEH !!!
    João Marto

    ResponderEliminar
  7. A VINGANÇA DO PUTO !!!! LOL !!

    Vítor Santos

    ResponderEliminar
  8. A cena é do catantcho. Mas o geito que esta avosinha tem pra contar é uma coisa formidable.

    A.Amaro, Lille

    ResponderEliminar
  9. Olá Julinha!sou neto da ireninha(Urros) de certeza de que já ouviu falar de mim...Gosto das suas histórias e o Tiago é ainda pior que eu!
    Bjs
    Luis Garcia Massa

    ResponderEliminar
  10. Olá Julinha!Que afortunada que eu sou!Até já tenho um neto que lê e responde às "estórinhas" da Julinha!Sempre que passa cá em casa dou com o miúdo a rir-se...e, já lhe anda a escrever um conto de Natal...está ansioso pela sua resposta.Beijinhos e muito obrigada pelo comentário que fez ao meu simples conto de Natal.Irene

    ResponderEliminar
  11. Canalhada dum raio tão pequenos e o que eles já sabem inventar que uma pessoa até fica parva.

    Maria Augusta.

    ResponderEliminar
  12. Olá, Luis, deves ser um menino muito esperto e muito bem comportado. Também penso que tens sentido de humor, (a vóvó explica-te o que isso é), pois achas graça às estorinhas que escrevo sobre meninos traquinas como o Tiago.
    Com que então, estás a escrever um conto de Natal. Acredito que vai ser fantástico! Depois coloca-se no Blog, para todos nós vermos, está bem?

    Um beijinho para ti,

    Avó Júlia

    ResponderEliminar
  13. Olá, Ireninha:

    Faça-me chegar à mão o seu endereço postal, que eu mando ao Luis um livrinho com o conto : "A Parábola dos três Anéis" .
    Vá enviando os seus textos. Gosto da sua escrita.

    Um abraço amigo
    Júlia

    ResponderEliminar
  14. Olá, Blogueiros :

    O meu agradecimento pelas vossas palavras amigas .

    Um abraço muito especial à Tininha, à Maria Augusta, a A.Amaro em Lille (como vão as coisas por esses lados?) e a todos os outros que por aqui passam e, de vez em quando, tiram um minutinho para deixar uma opinião.

    Júlia

    ResponderEliminar
  15. Olá Julinha!
    Não há nada mais ternurento do que as avós e os avôs, claro; eu fico encantada a ouvi-la falar. Do fundo do coração, muito, muito sentido,obrigada!Eu tive essa sorte: convivi com os meus avós e com a minha bisavó.
    A minha filha mais nova conviveu muito com os meus pais.Eu chegava da escola e o meu pai estava a pintar ou a fazer outros jogos com ela e dizia assim ao meu pai:Ó MEU PAI!- Como eu lhe chamava!
    -Eu sou Avô, respondia-lhe o meu pai.
    Era um quadro enternecedor!

    Um beijinho,
    Tininha

    ResponderEliminar
  16. Eu adoro ler os comentários deste blogue!
    Acho este, uma delícia: O sacaninha do puto já sabe...
    Eé que sabia mesmo!
    E este: Tu deste a público?! Mas ainda bem...
    EHEHEHE!
    beijinhos para todos.
    Tininha

    ResponderEliminar
  17. Olá Julinha!O Luís ficou radiante e já me disse ao telefone(está no Porto a passar o fim de semana)que nas férias já lhe envia a história de Natal e olhe que já está "alinhava"...Sabe que já me perguntou se por acaso tinha Facebook para a conhecer.Nem sabe no que se meteu.Beijinhos.Irene

    ResponderEliminar
  18. Como sempre,gostei desta estórinha da Júlia.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.