terça-feira, 6 de outubro de 2015

Moncorvo e a guerra Fantástica de 1762

In Cartografia Histórica Portuguesa - Catálogo de Manuscritos (Siglos XVII-XVIII)
Real Academia de la Historia Madrid

Manuscrito elaborado pelo Eng. Silvestre Abarca,com a data de 2 de Julho de 1762.
 Ampliando o mapa ,do lado esquerdo, seguindo o rio Douro ,vê-se a foz do Águeda em Barca D'Alva,Ligares ,Urros,Peredo dos Castelhanos,a foz  do Côa,caminho para Vila Nova de Foz Côa,a curva do Monte Meão,a ribeira da Vilariça,o Rio Sabor,Cabeça de Mouro,Vilarinho,Vila Flor,a barca de Cadima e Coleja;ao centro ,na letra C ,Moncorvo ,a Capela da Senhora da Esperança,Moz ,Carviçais  a Serra do Reboredo, etc.
(Ler, na separata da Revista BRIGANTIA,Vol.XXI,Jan/2001, o artigo do dr.Carlos Seixas "Episódios da Guerra Fantástica- 1762 - na Região de Torre de Moncorvo")
Nota: Para abrir a página(ampliar o mapa), clique no lado direito do rato ;abrem as instruções, e depois clique em abrir hiperligação.

Reedição de posts desde o início do blogue

5 comentários:

  1. Aste mapa é um espanto ! Não falta ali nem o mínimo pormenor.

    Júlia

    ResponderEliminar
  2. Os meus dedos estão tão insensibilizados que tropeçam nas letras do teclado e saem palavras esquisitas... Peço desculpa.

    Júlia

    ResponderEliminar
  3. Abri o google earth e viajei pelos mesmos caminhos do mapa.Documento notável.Tenho guardado todos que publicaram.Ainda bem que há pessoas que não guardam na gaveta estes documentos.Bem-haja a equipa do blog.
    A.G.

    ResponderEliminar
  4. predo,urrus,Mons (Moz?),Monte Reboredo,Villa Noba( Foz Côa?),Zureyra(Assoreira?),Cabeza de Moro,Colexia(Coleja?).Como se diz no Face ;gosto.

    ResponderEliminar
  5. É imperioso que todos estes mapas sejam editados em livro...J. Andrade

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.