terça-feira, 20 de outubro de 2015

Bragança-Miranda assinala o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja com várias iniciativas

Correspondendo a um desafio lançado pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja que, desde 2011 assinala o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja a 18 de Outubro, dia de S. Lucas (padroeiro dos artistas), a diocese de Bragança-Miranda promove uma série de iniciativas culturais.
Tendo por mote a recente encíclica do Papa Francisco, Laudato Si, propôs-se para 2015 o tema “Património Religioso: Identidades e Lugares”.
Assim, a primeira iniciativa decorreu já esta quinta-feira, 15 de outubro, em Freixo de Espada à Cinta, com um ‘Estaleiro aberto’, de conservação e restauro da pintura mural da capela de S. José. Trata-se de uma pintura mural localizada na parede do lado do Evangelho, perto do altar, representando uma Pietá, com um pouco mais de 1m2.
No próximo sábado, 17, inaugura-se a obra de Conservação e Restauro do altar-mor da igreja de Cércio, em Miranda do Douro, a partir das 11h00.
Este evento conta com a presença do bispo diocesano, D. José Cordeiro, e dos técnicos do Centro de Conservação e Restauro da Diocese de Bragança-Miranda, liderado pelo Pe. António Pires.
Já no dia 23 de outubro, sexta-feira, decorre no Museu do Abade de Baçal, em Bragança, uma conferência sobre Arte Sacra.

Fonte: http://www.mdb.pt/noticia/braganca-miranda-assinala-o-dia-nacional-dos-bens-culturais-da-igreja-com-varias-iniciativas

Sem comentários:

Enviar um comentário