terça-feira, 20 de outubro de 2015

Apanha de cogumelos no Nordeste favorecida pelas condições climatéricas

As condições climatéricas favoráveis estão a despertar o aparecimento de diversas espécies de cogumelos na área do Nordeste Transmontano, incrementando a apanha destes fungos, disse hoje à Lusa o presidente da Associação Micológica 'A Pantorra'.

"As primeiras chuvas trouxeram muitos cogumelos, só que os mesmos começam a ficar podres. No entanto, com as chuvas dos últimos dias, houve uma renovação dos solos, o que permitiu o aparecimento em força e com fartura das mais diversas espécies deste tipo de fungos, o que no permite dizer que o ano será bom, em matéria micológica", declarou Manuel Moredo, que falava à Lusa a propósito do XVII Encontro Micológico Transmontano, que decorre em Mogadouro entre os dias 23 e 25.

Segundo os investigadores da associação micológica sediada em Mogadouro, no distrito de Bragança, o potencial dos cogumelos silvestres aumenta de ano para ano em Trás-os-Montes, como consequência da identificação pelos especialistas de um maior número de espécies comestíveis e rentáveis do ponto de vista comercial.


Como outubro e novembro é tempo de cogumelos, os especialistas que estudam os cogumelos alertam para "os perigos escondidos" associados a esta "comida de risco", devendo ter-se em conta que estes fungos só devem ser recolhidos por quem conhece e estuda as diversas espécies.

Variadas espécies deste tipo de fungos encontram-se nas matas e soutos de Mogadouro, e que recentemente foi registada "oficialmente" pela autarquia junto Instituto Nacional da Propriedade Industrial como "A Capital do Cogumelo" e que vão receber o XVII Encontro Micológico Transmontano dos dias 23 a 25.

De acordo com a organização do evento, são esperados cerca de uma centena de participantes vindos um pouco de todos o país.

Em paralelo decorre a semana gastronómica do cogumelo, em que vários restaurantes do concelho de Mogadouro participam.

A iniciativa é da responsabilidade do município de Mogadouro e da Associação Micológica 'A Pantorra', entidades que este ano escolheram a conservação de cogumelos como mote para o encontro micológico.

Sanchas, boletos, repolgas ou míscaros são, nesta altura do ano, dos fungos mais procurados pelos apreciadores na região do Interior Norte e Centro.

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/pais/467795/apanha-de-cogumelos-no-nordeste-favorecida-pelas-condicoes-climatericas

Sem comentários:

Enviar um comentário