![]() |
Vila Flor 1951 |
09.10.1650 – O rei D. João IV, pressionado pela Inquisição, retira aos cristãos novos de Vila Flor um privilégio de que gozavam desde 1520 de poderem ser eleitos para os cargos municipais.
09.10.1801 – Câmara de Moncorvo revoga a deliberação do dia 7 e determina que o Regimento das Milícias seja alojado nas seguintes casas da vila:
- Uma Companhia nas casas da propriedade da Pedrela, de que é arrendatário José Inácio Ferreira…
- Outra Companhia na casa da Ordem Terceira.
- Outra Companhia nas casas do pomar que trás de renda Luís António de Morais.- Outra Companhia nas casas do capitão Mor de Freixo na Rua da Cal, que trás Jerónimo latoeiro e as casas da Rua Detrás que foram de Maria da Conceição.- Para o coronel e tenente coronel as casas de Violante Luísa, viúva…
- Para 6 oficiais as casas de José Bernardo, ao S. Bartolomeu.
- Para outros 6 oficiais as casas de Lourenço Carneiro de Vasconcelos, nas barreiras..
- para mais 3 oficiais as casas de Maria Teresa, na Rua Direita.
- E para 2 ou 4 oficiais os quartos das casas detrás da cadeia de Lucas Agostinho de Gouveia.
Uma semana depois voltaram a decidir que fossem os militares alojados no Recolhimento do Sacramento, dando às recolhidas o termo de 4 horas para saírem.
09.10.1899 – Nota da Caderneta de Lembranças: - aparecerão aqui dois policias secretos do porto, para ver se prendiam alguns passadores de notas falsas, mas nada fizerão.

António J. Andrade
Que ruas são,actualmente,as da Cal,Detrás e Direita?
ResponderEliminarRua da Cal é a das traseiras da pensão Campos Monteiro, a mesma onde existiu a Noitibó, a primeira discoteca de Moncorvo. Chamava-se rua da Cal porque por ela passavam os burros e machos carregados com a cal que vinha dos fornos de Mós e Carviçais para a construção do Cano, o "aqueduto das águas livres" de Moncorvo.
ResponderEliminarRua Detrás (da Praça) é a que liga o largo de Vasco da Gama à rua dos Sapateiros.
J. Andrade