quinta-feira, 1 de outubro de 2015

NORDESTE TRANSMONTANO - EFEMÉRIDES (01/10)

01.10.1512 – D. Manuel passa nova carta de foral a Freixo de Espada à Cinta.
01.10.1862 – Criação de uma escola de ensino primário para o sexo feminino em Alfândega da Fé.
01.10.1893 – Do jornal O Moncorvense deste dia, extractamos a seguinte nota referindo uma cena acontecida em um acampamento militar em que estava o futuro rei D. Carlos e o futuro general Adriano de Sá, natural de Moncorvo:
- El-Rei protestando contra o monopólio dos phosphoros – Numa ocasião em que no acampamento se juntara um grupo em volta d´El-Rei, de que faziam parte o nosso querido amigo, o tenente de engenharia sr. Adriano de Sá e o capitão Chasters d´Azevedo, este último pediu àquele nosso amigo lume para acender o cigarro, e tirando o nosso amigo Sá sa algibeira um dos modernos aparelhos de metal que pela fricção do aço numa roda de esmeril acendem um cordão de isca, El-Rei reparado no aparelho, esteve examinando-o, e metendo a mão no bolso tirou um fuzil e competente isca, dizendo para o sr. Sá: - Eu também já uso disso.

01.10.1901 – Eleições legislativas. Deputados eleitos: Carlos Almeida Pessanha (pelo círculo de Mirandela); António Alberto pereira Charula (Macedo Cavaleiros); José A. Madureira Beça (Bragança); José Joaquim Dias Galas (Mogadouro) e António Joaquim Ferreira Margarido (Torre de Moncorvo).
01.10.1934 – O Chefe do Governo, Dr. Oliveira Salazar faz uma viagem privada e não anunciada por terras de Trás-os-Montes, avistando-se em Bragança com o Abade de Baçal.
01.10.1948 Abertura do Colégio do Sagrado Coração de Jesus, em Bragança.

António J. Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.