sexta-feira, 2 de outubro de 2015

NORDESTE TRANSMONTANO - EFEMÉRIDES (02/10)

Foz do Sabor (2010)
02.10.1826João António Ferreira Henriques apresenta um pedido à câmara de Moncorvo para que o autorizem a instalar uma barca de passagem na Foz do Sabor. O caso despertou grande polémica.
02.10.1892 – Nota do semanário O Moncorvense:
- O nosso amigo Casimiro Vasco Ferreira de Leão, bem conhecido pelos seus rasgos de philantrophia, mandou fazer uma caixa destinada a receber esmolas para os representantes do País, que será colocada a uma das portas da sua havaneza e que terá o dístico: - Oh! Vós que passais, lembrai-vos dos pobres deputados!
02.10.1902 – No semanário O Trasmontano, Acácio Lopes Cardoso tece o seguinte comentário acerca da publicação do nº 4 do “Boletim Parlamentar do distrito de Bragança” por Trindade Coelho:
- Moncorvo, em estradas municipais, segundo o Boletim, tem 110 Km 828 m e 62 cm. Em construção, nada e por estudar 103 Km, segundo o Boletim. Hoje podemos dizer que este número se eleva a 32 Km.
António J.Andrade

3 comentários:

  1. Caros Blogueiros:

    Leiam com atenção a efeméride de dia 02.10.1826. Trata-se de um pedido de autorização para instalar uma barca de passagem na Foz do Douro.
    Este pedido causou GRANDE POLÈMICA.
    Olhem agora para a fotografia à direita: Foz do Sabor nos dias de hoje - barcos a motor, motas de água ...
    Como os tempos mudam !!!

    Júlia

    ResponderEliminar
  2. E já agora , leiam também a efeméride seguinte (02.10.1892), que vem de "O Moncorvense" : uma caixa de esmolas com o apelo - "Oh! vós que passais, lembrai-vos dos POBRES DEPUTADOS" (destaque da minha lavra).
    Vale a pena prestar atenção a estas coisas.

    Júlia

    ResponderEliminar
  3. Vale a pena,sim,e fazer comparações.Umas coisas mudam para melhor (barcos na Foz do Sabor),outras para pior(os deputados deixaram de servir a política,passando a servir-SE dela).
    A efeméride de 02.10.1809 lembra-nos a data de nascimento do nosso Visconde.Celebremos o acontecimento com a leitura do que sobre ele se escreve neste blogue.

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.