quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Moncorvo - EFEMÉRIDES - (29/10)

Nª Senhora do Amparo
29.10.1779 – Criação de uma Escola Régia de Ler, Escrever e Contar no convento de S. Francisco de Torre de Moncorvo, regida pelos frades do convento.
29.10.1801 – Requisitado o Recolhimento de Moncorvo, (que então apenas contava 3 “freiras” e o capelão, com a regente de mais de 80 anos) para nele instalar uma Companhia de soldados com que a vila foi dotada.
29.10.1837Câmara de Moncorvo deliberou que “visto o estado de falta de decência que se pratica no templo de Deus vivo, pelo barulho que fazem nele as crianças ali conduzidas por seus pais e mães, além disto o que praticam os animais que ali entram, perturbando com seus latidos e correrias que fazem na mesma igreja, determinaram que, pelo rendimento dos bens da mesma igreja se assalariasse um homem encarregado de xotar esses animais e fazer estar com tranquilidade e sossego não só as crianças mas mesmo todas as pessoas que não se mantiverem no respeito devido ao templo. E para levar a efeito esta resolução assalariaram a Manuel Rodrigues, porteiro desta câmara, pela quantia de 6 mil réis anuais.” 29.10.1930 – Decreto do bispo de Bragança interditando a capela de Nª Senhora do Amparo, em Felgar. A interdição foi levantada em 2 de Junho de 1932.

António Júlio Andrade

5 comentários:

  1. interditando a capela .Durante esses dois anos não houve festa?O que fizeram os pocareiros que o bispo não gostou?Não lhe enviaram dinheiro e o utilizaram nos melhoramentos da dita capela?

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente eu não sei quais os motivos que levaram o sr. bispo a tomar esta medida. Creio que o dr. Seixas já me contou em tempos mas eu ~já não recordo bem. Parece que teve a ver com um diferendo protagonizado pelo padre Leal... Interditar uma capela significava que nela se não podia praticat o culto católico, nomeadamente celebrar missa. J.Andrade

    ResponderEliminar
  3. O facto de em dois dias seguidos se falar da criação da mesma escola explica-se por terem sido promulgados dois documentos diferentes. J. Andrade

    ResponderEliminar
  4. O Manuel Rodrigues ganhava 6 mil réis anuais, que são hoje 3 centimos, para XOTAR os bichos.Havia tratamento diferenciado para os diversos tipos de cães?Cão da vila,cão de fora,cão propriamente dito? e se utilizavam as colunas para alçar a perna ?isto sim, é que eram tempos.

    ResponderEliminar
  5. Caro amigo. 6 mil réis significavam naquele tempo umas 300 jornas de um trabalhador rural!... J. Andrade

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.