domingo, 6 de novembro de 2016

FELGAR - MENINOS


Click nas imagens para aumentar.
Fotografias cedidas pelo dr. Carlos Seixas

12 comentários:

  1. De que ano(s) são as fotografias?Quem são os meninos?

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar
  2. A foto da esq. é do ano lectivo de 1946/47.
    São os meninos da altura com o Prof. Cosme a comandar. Eram 50, um fartote, e as meninas contadas tb. numa foto eram 55, por comparação com os tempos actuais, onde chegarão à dezena e meia.Daí a solução, simples e barata, estar encontrada pelos nossos mandantes: fecha-se a escola.

    Mas, escola fechada é mais um passo para o definhar da aldeia.

    Vejo por lá alguns notáveis, por força das suas ocupações profissionais e notoriedade alcançada, como o Afonso Praça - 2º de pé a contar da esq.- o cirurgião plástico Dr. Carlos Pires, o Prof.Dr. Hernâni O.Carqueja,- ultima fila - e ainda outros mais anónimos, da velha cepa, profundos bairristas e de crença inabalável na sua terra e que, se fossem vivos, não permitiriam que viesse um terceiro ou uma qq. entidade dita civilizadora, por mais peso que tenha o capital social de milhões de euros ou os tostões das indemnizações, a gozarem com o Felgar.

    Por isso, bem compreendo o meu Amigo F.Canário qd.a coberto da sua idade e longa experiência, em noites animadas de tertúlia, o vejo impotente a bradar em voz alta e revoltada para os comparsas que : " No Felgar, já não há homens " e eu, e tantos que o escutamos, encolhemos os ombros e sai cá de dentro um sorriso amarelo de lamento.Ó kisto chegou.

    Um felgarense descrente.

    ResponderEliminar
  3. O Professor que se encontra na Foto não é o professor Cosme mas sim Francisco Salgado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Annónimo,está enganado,esse,é mesmo o Grande Professor,
      AMANDIO AUGUSTO COSME,a quem muitos Felgarenses,devem,muito do que sào,hoje,incluindo eu.

      Eliminar
  4. A lista de escolas do ensino básico encerradas, divididas por concelho e com a respectiva direcção regional de educação.
    http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/lista-de-escolas-encerradas-por-concelho-1507308

    ResponderEliminar
  5. Ora vamos lá perguntar ao anónimo,que diz ter sido aluno do Professor AMANDIO AUGUSTO COSME quando nasceu. Se a fotografia ´´e do ano 1945/46, os rapazes teriam no minimo de ter nascido em 1938,,Era a partir dos 7 anos que entravam para a escola. A ser assim o Anónimo aluno deverá ter agora 74 aninhos...Vale?

    ResponderEliminar
  6. Gosto deste diálogo entre dois anónimos felgarenses.Educados e em bom portugês defendem as suas posições.Parece um plenário da Assembleia Municipal ao contrário.
    Carvalhal

    ResponderEliminar
  7. Carlos Seixas escreveu: Não deixa de ser mui irónico rever agora estas 2 fotos. É que 2012 é o ANO NEGRO, o annus horribilis para a escola primária do Felgar que vai encerrar de vez. O que nos vale é o progresso trazido pela benemérita EDP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem,eu não preciso de ser mais Anónimo ,nasci no Felgar no ano de 1941,e o meu nome,e Antonio Ginja,os rapazes,dessa foto,são 2e3 anos,mais velhos,do que eu,e com atenção ,conheço bastantes,e fique crente,de uma vez para sempre,que esses foram alunos,do Professor Cosme,assim como eu fui.O professor Cosme,era do Souto da Velha

      Eliminar
    2. Ora bem,eu não preciso de ser mais Anónimo ,nasci no Felgar no ano de 1941,e o meu nome,e Antonio Ginja,os rapazes,dessa foto,são 2e3 anos,mais velhos,do que eu,e com atenção ,conheço bastantes,e fique crente,de uma vez para sempre,que esses foram alunos,do Professor Cosme,assim como eu fui.O professor Cosme,era do Souto da Velha

      Eliminar
  8. Mas o anónimo Ginja, amigo deste anónimo Salgado,não afirma a pés juntos que o Professor de barbas no meio daquela malta toda seja O Professor Cosme. Para mim continua a ser o Professor Francisco Luis Salgado..se provarem o contrário levanto a bandeira branca da paz tal como o Professor Francisco Salgado levantou e percorreu com a bandeira monárquica em 1919 pelas ruas do Felgar..Tratava-se da " restauração monárquica" em tempos de Sidónio Pais. Vale o Tony?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ambos têm razão, uma vez que na fotografia da esquerda está sem dúvida nenhuma o Professor Cosme enquanto que na outra fotografia, de barbas, está o Professor Salgado.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.