sábado, 2 de maio de 2015

Chaves - Museu de Arte Sacra recebe doação da família de Bernardino Setas

O Museu de Arte Sacra da cidade de Chaves recebeu, na semana passada, a doação de duas portas decoradas em talha dourada com motivos alusivos à Paixão de Cristo. A oferta foi realizada pelos descendentes do Capitão Bernardino Setas.
Museu de Arte Sacra 
Segundo informações dos donatários, as referidas portas remontam provavelmente ao séc. XVII e terão pertencido ao antigo Convento da Veiga de Chaves, faltando, no entanto, encontrar elementos históricos que permitam assegurar a sua proveniência com exatidão. As duas peças, de talha com folha de ouro, pintada de vermelho, que se encontravam na posse da família Setas há algumas gerações, são agora parte integrante do espólio museológico do concelho.
Helena Ribeiro, bisneta do Capitão Bernardino Setas, referiu que é uma honra contribuir para engrandecer o património de Chaves, cidade berço da sua família e, ao mesmo tempo, ajudar a perpetuar a memória do seu bisavô. Para ela, as duas peças são o testemunho vivo da história religiosa do concelho e devem por isso ser partilhadas com todos os flavienses.
O Presidente da Câmara de Chaves, António Cabeleira, considerou que a doação têm um grande interesse patrimonial e histórico para o Município, e vem deste modo engrandecer o Museu de Arte Sacra de Chaves.

Fonte: http://www.noticiasdevilareal.com/noticias/index.php?action=getDetalhe&id=17696

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.