quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior

Quase um mês de mudança de rumo nos registos e inventário do espólio do Núcleo Museológico. O cinema…E  quem não gosta de cinema?
Das cinco máquinas de projeção em arquivo, três estão um brinco. Em destaque a que me ofereceu o grande pedagogo Fernando Martins Lobo. Antes da partida, escreve-me uma carta onde refere “ Candeia que vai à frente alumia duas vezes”.
Mas vamos ao fundamental. Em Moncorvo temos a grandeza de termos tido grandes companheiros do tempo e das suas manifestações. Destes, há a destacar o Dr. Horácio Brilhante Simões. Foi ele que mais filmou em Torre de Moncorvo, nomeadamente a partir de 1945. As suas aventuras, no registo de imagens em movimento, justificam uma outra leitura da sua passagem por terras deste Douro Superior.
O sortudo fui eu em ter recebido todos os seus filmes, estes quase todos no formato 9,5mm. Alguns ricos de informação para o concelho e outros de caráter profissional. Assim, o inventário é o seguinte:
1 filme no formato 9,5mm, com familiares; 1 filme no formato 9,5mm, “Vinda de N. Sr.ª. de Fátima a Moncorvo, no dia 2 de Julho de 1953”, 1 filme no formato 9,5mm, “ Ferrominas”, com data provável de 1951; 1 filme musical no formato 8mm; 1 filme no formato 9,5mm “ Incubação artificial”; 1 filme no formato 9,5mm, “ Fábrica de leite”; 1 filme no formato 9,5mm, “ Ovelhas”;  1 filme no formato 9,5 mm, “Náufragos ”;  1 filme no formato 9,5mm, datado de 1935; 1 filme no formato 9,5mm “ Paris”; 1 filme no formato 9,5mm, “ Fátima, cardeal Cerejeira”; 1 filme no formato 9,5mm, “ Procissão Mártir S. Sebastião”;  1 filme no formato 9,5mm, “ Páscoa, 1946, vinda do Sr. Governador Civil a Moncorvo”; 1 filme no formato 9,5mm “ Fernando Joaquim Carlos Simões” e ainda dois filmes no formato de 16mm, por identificar. Do Estúdio Peixe, há a destacar 1 filme no formato S-8 de 1969 com “ Vistas de Moncorvo, Passeio ao Minho no Verão de 69; Noite de Natal no Porto em 1969 e Vistas do rio Douro 1970”. Do pedagogo Fernando Martins Lobo 3 filmes S-8, com registos de atividades em contexto de sala de aula na Escola Primária. De coleção particular, 8 filmes no formato S-8, “  Apolo 8 Moonorbit; Amica on the Mooner; La bande sauvage; Charlot Garcon de teatre 1 e 2; Patrouille de Nuit; Laurel e Hardy; Zorro sauve la mine”.
Um fascínio. Sei quem vai ficar extremamente comovido. E ele é…Leonel Brito. Todos adivinharam.

Arnaldo Silva

3 comentários:

  1. Que fantástico espólio, Prof. Arnaldo ! Os meus parabéns, Amigo.

    Abraço
    Júlia Ribeiro
    .

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Arnaldo.. No meu ponto de vista o espólio foi muito bem entregue pois tu nao guardas, tu tens o dom da partilha. Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. A César o que é de César... Abraço do Vale. ( Duarte )

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.