Sobre o 1º de Maio vejam também um belíssimo texto publicado no mesmo jornal por um homem de Ligares, parente de Guerra Junqueiro, segundo creio:
- 1º de Maio – Saudades enormes, imensas recordações me traz à lembrança o dia 1º de Maio. Na minha aldeia festejava-se dantes este dia com afan. Era a festa de Santiago. A 5 quilómetros da povoação, no caminho que segue para Freixo de Espada à Cinta existe uma quinta que foi de meus avós e a capelinha daquele santo. Era ali que a festa se fazia. O anfitrião era o dono da quinta e os aldeões em bando, almas de sol e devoção, dançavam no campo os bailados tradicionais, depois de terem entoado com o sr. Abade a sua ladainha. Refeitos pelas merendas salutares que se estendiam à sombra das oliveiras em alvíssimas toalhas de linho, animados pelo calor do tonel que se lhe abria rudemente, regressavam ao povo com a mais cordeal satisfação, com a alegria mais comunicativa. As raparigas, belas, ingénuas e puras, cheias de saúde e de flores, improvisavam cantigas pelo caminho, que bem revelavam a saudade que a festa lhes havia deixado:
Adeus quinta da Ribeira
Carreirinha de olmos brancos
Onde passeia o amor
Grupo Desportivo de Moncorvo. |
Domingos e dias santos.
Hoje, dizem-me que tudo acabou e que a capelinha de S. Tiago tem sido profanada pelos suínos da herdade! Como é o mundo… Lisboa, 1º de Maio de 1901. A. Saraiva Junqueiro.
01.05.1967 – Fundação do Grupo Desportivo de Moncorvo.
Parabéns por mais um aniversário e que feliz coincidência, campeão distrital nessa data.
ResponderEliminar