terça-feira, 22 de março de 2016

Um dos primeiros clones do Freixo D’Armas já mora em Freixo



No dia 21 de março, dia em que se comemora o Dia Mundial da Árvore, um dos primeiros clones do Freixo D’Armas, árvore emblemática da vila manuelina, foi oferecido ao Município de Freixo de Espada à Cinta. A recebê-lo esteve Maria do Céu Quintas, presidente da autarquia, que se mostrou visivelmente emocionada e satisfeita com a ideia de o Freixo D’Armas poder vir a constar de outras zonas do concelho.
O clone que tem apenas seis meses foi criado a partir do Freixo D’Armas cuja idade apurada é de 500 anos, mais 300 anos que o normal, facto que levou a que os investigadores da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro decidissem estudar o Freixo e cloná-lo para que este possa figurar noutras zonas do concelho de Freixo, e noutros concelhos de Portugal.
O Freixo, com mais de cinco séculos, está há um ano a ser alvo de uma intervenção de requalificação que visa melhorar a saúde da árvore secular. Com a criação dos primeiros clones, a partir do Freixo D’Armas, renasce a esperança de que a população freixenista nunca perderá a sua identidade cultural.

Gabinete de Comunicação da CM de Freixo de Espada à Cinta  
Sara Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.