sábado, 22 de fevereiro de 2014

Academia de Letras de Trás-os-Montes - Plano de Actividades – 2014

Plano de Actividades – 2014

            Tendo presentes o objecto e as atribuições estabelecidos nos Estatutos da Academia de Letras de Trás-os-Montes, a sua Direcção propõe à Assembleia-Geral, para sua aprovação e em síntese, as seguintes actividades, a realizar no decorrer do ano de 2014.
1.      Prosseguimento do apoio/colaboração prestados à edição da obra completa do Padre António Vieira, já iniciada, em 30 volumes, sob a responsabilidade do Círculo de Leitores.

2.      Finalização da primeira série da realização de documentários em DVD sobre escritores transmontanos, pelo realizador Leonel Brito.

Apresentação dos referidos documentários, em sessões de homenagem a cada um dos escritores contemplados, nos municípios da sua residência ou naturalidade ou em ambos, para as quais contamos com colaboração das respectivas câmaras municipais.

3.      Realização, em colaboração com a Câmara Municipal de Bragança, do evento literário, encontro de escritores, feira do livro Artes e Livros, na primeira quinzena do mês de Junho ou em data a estabelecer pelas entidades organizadoras.

4.      Organização e publicação de uma antologia de mulheres escritoras transmontanas, que desempenharam um papel relevante na valorização da escrita, a nível regional ou nacional, nos diversos géneros literários.

5.      Reuniões com câmaras municipais com a finalidade de programar a publicação de obras inéditas (ou, sendo necessário e oportuno, já editadas) de escritores oriundos dos seus municípios.

6.      Visita de uma delegação da Academia a Belém do Pará (Bragança do Pará), Brasil, para a participação num ou mais eventos literários, da responsabilidade da Academia de Letras daquela cidade ou estado brasileiro.

7.       Prosseguimento da realização do programa de rádio Academia de Letras, na Rádio Brigantia, com uma periodicidade mensal. Como vem sendo habitua, cada edição versará sobre a vida e obra de um escritor, contando, para isso, com a sua presença. Após a sua emissão, o programa será inserido no blog e sítio da internet da Academia; desta forma, os programas poderão ser ouvidos por todos os interessados, em qualquer parte em que se encontrem.

8.      Estabelecimento de contactos com a Câmara Municipal de Montalegre, Museu do Barroso… para a organização do arquivo de documentos, trabalhos, registos, etc. do Padre António Lourenço Fontes.

9.      Dinamização do sítio da internet, blog e facebook da Academia, por forma a torná-la mais visível e actuante na divulgação dos autores transmontanos, suas obras, promovendo eventos literários e viabilizando participação dos associados e escritores em geral.

10.  Organização ou colaboração em eventos literários, sobre e com autores transmontanos, nos municípios que se manifestem interessados na sua realização.

11.  Realização de uma campanha de sensibilização junto dos associados, no sentido de regularizarem ou manterem em dia o pagamento das respectivas quotas.

12.  As reuniões da Direcção serão realizadas em localidades diferenciadas da região, consoante as circunstâncias ou aproveitando a presença dos seus membros em eventos que aconteçam nessas localidades.

 O presente Plano de Actividades será apresentado, para sua aprovação, à Assembleia-Geral aprazada para o dia 1 de Março de 2014.
Bragança, 31 de Janeiro de 2014
A Direcção,
Fonte:http://altm-academiadeletrasdetrasosmontes.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.