quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

VALE DA VILARIÇA - Produtos de qualidade

.

O vale da Vilariça estende-se por três concelhos (um deles Moncorvo). Corresponde a uma talha geológica. Quando do da formação dessa falha, o Douro, sofreado no curso normal, desviou-se para noroeste contornando uma montanha. Ora, ali mesmo ia desaguar o Sabor, seu afluente: as águas desde passaram a refluir regularmente, alagando o vale. É a «rebofa»«rebofa» que engrossa a ribeira da Vilariça (afluente do Sabor) e será a principal responsável pelos espessos aluviões do vale.Entretanto, se um acidente geológico explica a riqueza da Vilariça, não a explica toda. Há que acrescentar-lhe, como factor também determinante, o climatérico: reina no vale um microclima mediterrâneo que cem anos atrás, por exemplo, dava melões de 10/15 quilos e pés de cânhamo com mais de dois metros de altura.Nesta zona de Moncorvo os desvios térmicos anuais são os de maior amplitude no continente. Por seu lado a amplitude higrométrica é também a mais elevada do continente. Terra rica do ponto de vista agrícola, a Vilariça tem a marcá-la simultaneamente um teor apreciável de insalubridade.
 Fernando Assis Pacheco. Jornal República , Março de 1974.Fotos A.F.F.M.

3 comentários:

  1. As fotos são bonitas e os produtos excelentes.Ajudem a criar postos de trabalho comprando os nossos frutos da terra.Passem pela vilariça ,a caminho do Porto ou Lisboa, carreguem o carro de coisas boas e ofereçam aos amigos que nunca comeram hortaliças sem passar pelas redes de frio dos supermercados.
    Hortelão

    ResponderEliminar
  2. Eu quando passo por lá compro sempre, é debaixo de uma grande árvore e gerido por uma senhora amável e competente.

    ResponderEliminar
  3. É tudo bom, muito bom mesmo: a terra fértil, a água dos dois rios e da ribeira, os famosos (e saborosos ) peixinhos do Sabor, os produtos hortícolas, a fruta, as vinhas do Monte Meão que dão o "Barca Velha", o melhor vinho do mundo, a vendedora amável e competente, as pessoas em geral (também há excepções para confirmar a regra ) e o excelente texto - breve, claro, limpo - do saudoso Fernando Assis Pacheco.

    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.