terça-feira, 26 de junho de 2012

Mundo Rural - Há Festa na Adeganha

É nas dificuldades que nos tornamos reais e humanos, nos ligamos a crenças, mitologias, energias ou aos Deuses. É nestes momentos que voltamos às origens, olhamos para o que fomos e para o que nos tornámos. A reflexão tornam-nos conscientes e disponíveis para pensar. Pensar é viver num todo, e para um todo. Pensar é inscrever valores, viver em comunidade e com respeito pela Natureza.
Adeganha Aldeia Viva pretende ser um simples evento de encontro, onde se possa transmitir com diversas atividades, os valores comunitários e de apego à terra que se viviam nos meios rurais de Trás-os-Montes onde, apesar da dureza, não faltava o convívio e a boa disposição.
O programa de atividades assenta no Ciclo do Pão com a recriação, segundo relatos do Professor Santos Júnior, de uma segada e malhada do cereal. A esta atividade associam-se várias oficinas relacionadas com outros ciclos fundamentais na vivência rural de Trás-os-Montes. A recriação de tradições vigentes localmente, onde salientamos o fabrico de pão, bolos económicos e bola de carne em forno de lenha, fabrico de queijo tradicional, recolha de mel, e oficina de fiação e tecelagem, pretende colocar em interação a população local com quem nos quiser visitar, bem como envolver diferentes gerações nas atividades propostas. Paralelamente a estas atividades haverá jogos tradicionais, documentários, palestras, e divulgação de produtos locais, dinamizando um espaço que se pretende vivo.
Destacamos como principais objetivos a interação entre os habitantes locais permanentes, com os habitantes temporários oriundos da barragem (potenciando assim também a vinda de familiares destes) e dos locais vizinhos do concelho e da região.

Grato pela atenção. Com os melhores cumprimentos,
Grupo de Amigos da Adeganha
Junta de Freguesia da Adeganha
VER:
http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2011/06/adeganha-cardanha-o-planalto-das-lendas.html
http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2010/09/torre-de-moncorvo-adeganha.html
http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2011/02/adeganha-igreja-matriz-e-santuario-da.html
http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2012/06/adeganha-frescos.html
http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2012/03/adeganha-75-litros-de-azeite.html
http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2011/02/adeganha-lenda-das-tres-marias.html

2 comentários:

  1. Eu que sou da Adeganha me confesso:bendita barragens e todos que dão vida e repeito à minha terra.A festa vai ser tão bonita que até os da Cardanha vão.Bem-hajam.Também sei segar,foi a segar ,apanhar azeitona,guardar ovelhas que o meu pai me mandou estudar para a vila.
    Da Adeganha, a teera das 3 Marias

    ResponderEliminar