sexta-feira, 8 de junho de 2012

Minas de Moncorvo podem albergar maior investimento estrangeiro de sempre

Nas minas de Moncorvo, ricas em ferro, pode nascer o maior investimento estrangeiro de sempre em Portugal. O Governo e a multinacional anglo-australiana Rio Tinto, empresa que será responsável pela exploração de ferro nas minas situadas no nordeste de Portugal, terminaram as negociações e o contrato será assinado entre 11 e 15 de Junho.

 O contrato a assinar representa o maior investimento estrangeiro alguma vez realizado em Portugal. Numa primeira fase assumirá a forma de concessão experimental, uma fase intermédia até ao contrato de exploração final, e visa aprofundar o conhecimento do jazigo, que se admite ser um dos maiores da Europa.  

 A concessão experimental tem outra vantagem – permite que sejam adiadas as licenças e os estudos finais de impacte ambiental para a fase em que há certeza absoluta de que a riqueza é compatível com o investimento necessário. Desta forma é possível saber-se risco do investimento.    A comunicação social dá nota de que a maior parte do investimento, no coração de Trás-os-Montes, será feito apenas na fase da concessão definitiva, o que deverá acontecer no prazo de cinco a oito anos. Mas na primeira fase já haverá investimento porque haverá uma grande movimentação de materiais, a pré-concentração do minério à boca da mina e o seu transporte para tratamento definitiva.    Fonte conhecedora do processo referiu à comunicação social que os estudos recentes sobre a qualidade do minério são bastante animadores, apontando para uma mina de classe mundial. Outro factor animador é a evolução da cotação de ferro nos mercados internacionais, que continua em alta.

2 comentários:

  1. Carlos Balbino escreveu: boa eu previ isto a cerca de 15 anos ... lol so não sei porque demorou tanto ...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.