sábado, 2 de junho de 2012

CEPIHS - Pedido de colaboração

No âmbito do estudo que o CEPIHS está a realizar sobre os participantes do concelho de Torre de Moncorvo na I Guerra Mundial (1914-1918), tanto na Europa como em África, com vista à comemoração do centenário deste conflito, iniciativa da Universidade Nova de Lisboa, vimos solicitar e agradecer que nos facultem todas as informações que lhes respeitem. Assim, o conhecimento da existência de documentos (cartas, fotografias, cadernetas militares) e de objectos (medalhas, condecorações, fardas, filmes, uniformes, capacetes) permitir-nos-á reconstituir a memória dos que partiram e das famílias que ficaram.

A todos, e desde já, muito obrigada.

Pela direcção do CEPIHS,
Adília Fernandes

Contactos:
Adilia
lilabento@sapo.pt

Leonel Brito (Lelo)
britoleonel@yahoo.es
lelodemoncorvo@gmail.com


6 comentários:

  1. O Museu Militar do Porto creio que pode ajudar.
    António Sá Gué

    ResponderEliminar
  2. TRIGO, Adriano Augusto

    nasceu em Torre de Moncorvo, em 13.11.1862. Faleceu em Lisboa, em 4.6.1926. Foi oficial do exército e Engenheiro Civil. Bastante novo foi viver para a Ilha da Madeira, onde desenvolveu vários cargos públicos. Foi director das Obras Públicas do distrito do Funchal. A dada altura interrompeu a carreira militar, passando à situação de licença ilimitada para se dedicar à profissão de Engenheiro Civil. Só que com a Guerra Mundial, foi chamado às fileiras, nessa altura, graduado em coronel. Seguiu para França e comandou um batalhão ou corpo Expedicionário Português. Regressou à Madeira, casou e aí constituiu família, como director das Obras Públicas. A seguir foi convidado para director do Porto de Macau, onde prestou óptimos serviços. A ele se ficou a dever o crescimento da cidade, porque ele teve o engenho e a arte de roubar ao mar para aumentar à terra. Colaborou em vários jornais, do continente e da Madeira. A Iluminação da Cidade do Funchal e o Diário de Notícias (1895) foi uma rúbrica de trabalhos jornalísticos que manteve. Alguns livros: Levadas da Madeira. Relatório justificativo da proposta de lei (1896); Breves considerações sobre os melhoramentos de que carece o porto do Funchal (1912); Saneamento da cidade do Funchal. Projecto de esgotos (1900); Plano geral de distribuição e arrendamento das Águas da Levada da Serra do Faial (1901); Roteiro e guia do Funchal (1910). Era irmão do Eng.° Aníbal Augusto Trigo. Teve vários louvores e condecorações.

    In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
    coordenado por Barroso da Fonte,

    ResponderEliminar
  3. Obrigada.Talvez a família conserve a memória da sua estadia por França, para além de registos militares. Quem sabe se o Museu Militar do Porto não ajuda aqui, como diz o Sá Gué.
    Adília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os registos militares devem procurar no Arquivo Geral do Exército, conhecido por AGE, que fica em Chelas (Lisboa).

      António Sá Gué

      Eliminar
  4. http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2010/12/torre-de-moncorvo-adriano-augusto-trigo.html
    encontrei no blog
    Vou procurar nontros sítios.Parece que o avô do senhor Alfredo Peixe e o professor Sambade andaram na guerra 14/18.O professor Sambade deve ser família daquele dr. que escreve nos blogs e revistas de Torre de Moncorvo.
    M.C.

    ResponderEliminar
  5. Deve ser o Carlos Sambade, grande amigo. Estou em contacto com ele. Terei em certeza, de imediato.
    Adília

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.