sábado, 23 de junho de 2012

GUERRA DO MIRANDUN - ESCAPARATE ( XXXIV )

Nota: Para abrir a página(ampliar a página), clique no lado direito do rato ;abrem as instruções, e depois clique em abrir hiperligação.
Paginação elaborada por Luís Teixeira

1 comentário:

  1. Uma heroína na Guerra do Mirandum
    Em 1762, Portugal estava em guerra com a Espanha, a Guerra dos Sete Anos na história de Portugal e Universal, a Guerra do Mirandum na história mirandesa, e que ainda hoje se dança e baila na dança dos paulitos da qual constitui um lhaço:

    Mirandum, mirandum, Mirandela,
    Mirandum se fui à la guerra,
    Num sei quando benerá,
    Se benerá pu’la Páscoa,
    Se pur la Trenidá.

    Passou-se a Trindade sem Mirandum ter regressado e então,

    Tirai bestidos de gala,
    Besti bestidos de lhuito,
    Que mirandum iá iê murto.
    Iou bem lo bi anterrar
    Antre quatro oficiales
    Que lho ibam a lhebar

    Na história de Portugal, como na de outros países, há lendas, tradições e fantasias que impressionaram o povo daquelas épocas. Entre nós, por exemplo, a lenda das trutas durante o cerco de Celorico da Beira, a de Deu-la-Deu-Martins, no cerco de Monção e então a mais célebre de todas, conhecida em todos os cantos do país, a da padeira de Aljubarrota. Lendas de carácter maravilhoso e imaginativo tanto do gosto popular e para o povo suficientes para explicação dos factos.

    Ora, é a lenda da padeira de Aljubarrota, a tal que matou sete espanhóis no forno com a pá do ofício, coisa que nunca aconteceu, e que faz recordar um caso verdadeiro que se passou quando Miranda estava cercada pelas tropas espanholas, em Maio de 1762, ou seja o facto de uma mirandesa ter matado, com o espeto, um sargento espanhol.

    Camilo Castelo Branco, no seu livro “Noites de Insónia” narra este episódio e publica, com o respectivo intróito, o seguinte soneto:

    «Qual acção é mais memorável: a da forneira de Aljubarrota, matando os castelhanos com a sua pá; ou a da mulher de Trás-os-Montes, matando o sargento espanhol com o espeto?»

    Eis o soneto:

    É problema que deve disputar-se,
    entre os autores de mais nome e nota,
    se pode essa mulher de Aljubarrota
    com a de Trás-os-Montes comparar-se.

    Aquela tem razão para gabar-se
    de fazer com sua pá tanta derrota;
    esta, que deixa co’a barriga rota
    ao sargento, também deve estimar-se.

    E esta a meu ver, melhor juízo tinha,
    pois vingando o marido seu dilecto,
    fez o que ao seu génio lhe convinha.

    Meteu-se-lhe nos cascos o projecto
    de tratar o espanhol como galinha,
    e, assim que topou um, pô-lo no espeto.

    Diz-nos Camilo que o autor do soneto é contemporâneo dos factos e o grande escritor classifica o soneto de chocarreiro e de jacoso, porque «as musas sérias não acharam a heroína digna de poesia grave». E, quando ironiza essas lendas da padeira e do caldeirão tomado aos espanhóis em Algubarrota, escreve: «Houve outra heroína mais digna de lembrança e, todavia, ignorada. Essa praticou um feito de nobre coragem, defrontando-se a rosto com o inimigo, e derrubando-o ».

    Nos arrabaldes da cidade virados ao Fresno e à ponte dos Canos, construção dos séculos XIII-XIV vivia uma mulher nova, e o seu homem fazia parte das guerrilhas.

    Deu-se o caso de a rapariga agradar a um sargento espanhol que, uma noite e acompanhado por dois soldados, resolve ir a casa dela, ignorando que o homem tinha regressado ou que ela era casada.

    Pressentidos, espreita e diz ao marido quantos eram. Dirigem-se para a porta, ele com a espingarda, ela com o espeto da cozinha e, abrindo-a de repente, o homem com um tiro tomba um soldado e, ainda que ferido, consegue matar outro, anavalhando-o. A mulher, essa, matou o sargento, trespassando-o com o espeto.

    Depois, carrega o marido para junto dos guerrilheiros, já morto.

    «Nada mais se sabe desta mulher. Não consta sequer que o governo de D. José I lhe mandasse reconstruir o casebre (que fora incendiado) acabada a guerra», escreve Camilo.

    In blogue: http://www.mirandadodouro.com.pt/dados_historicos/lenda.htm

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.