quinta-feira, 7 de junho de 2012

TORRE DE MONCORVO - QUADROS DA SUA HISTÓRIA

No passado dia 5 de maio, deu-se início, no Centro de Memória, ao conjunto de iniciativas que marcarão as comemorações dos 500 anos do foral manuelino de Torre de Moncorvo, a terem lugar no decurso de 2012. Uma das cerimónias daquele dia correspondeu à apresentação do livro, Torre de Moncorvo – Quadros da sua História, da autoria de Maria da Assunção Carqueja e ilustrado por Isabel Rodrigues Konrad.
Esta obra representa um valioso contributo para o património cultural da nossa terra, que tanto deve já à sua notável autora. Em poesia, fazendo jus à importância desta vertente que, também, a caracteriza, alia, ao rigor científico do seu conteúdo, a linguagem apropriada às gerações mais novas a que se destina e a beleza das imagens. Flui, assim, ao mesmo tempo, de um modo pedagógico e cativante, tanto para crianças e jovens como para adultos.
Não sendo, desde logo, apanágio de muitas povoações um trabalho deste tipo, dadas as exigência que requer – síntese de uma multiplicidade de acontecimentos que se encadeiam, cronologicamente, em contextos diferentes, aspectos que as ilustrações inclusas devem traduzir fielmente  – o facto de ter sido feito em verso torna-o, ainda, mais raro e precioso. A juntar a estes elementos, a particularidade de resultar de uma maravilhosa colaboração de mãe e filha.
A ambas, Moncorvo fica devedor desta verdadeira “prenda”, que tornará mais ricas as gerações vindouras.
 A.F.
Nota: Para abrir a página(ampliar as fotos), clique no lado direito do rato ;abrem as instruções, e depois clique em abrir hiperligação.
Ver o Álbum de fotografias:
https://picasaweb.google.com/101274915670259241376/ComemoracaoDoForalManuelino5DeMaioDe2012#

2 comentários:

  1. è um livro espantoso e infelizmente não o encontrei na feira do livro em Lisboa.Sabemos pelos farrapos mas não temos acesso às obras aqui citadas e divulgadas,cito ,também, os queijos,azeite e vinhos e outros produtos de grande qualidade.Não há uma loja online?
    Leitor exilado em Lisboa

    ResponderEliminar
  2. Faço minhas as justas palavras da Lila (Adília Fernandes)sobre o livro e as autoras.Parabéns à Mãe ,à Filha e à apresentadora,também ela,nossa conterrânea, autora de obra notável.

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.