quarta-feira, 31 de julho de 2013

El Corte Inglés de Lisboa - Lançamento do livro "A Terra do Chiculate – Relatos da emigração portuguesa”, de Isabel Mateus.
















Por ocasião da estreia em Portugal do filme “A Gaiola Dourada”, no próximo dia 1 de Agosto, no Cinema UCI do El Corte Inglés de Lisboa, decorrerão várias acções sobre a temática da emigração e dos luso-descendentes.
Lançamento do livro "A Terra do Chiculate – Relatos da emigração portuguesa”, de Isabel Mateus.
Dia 1 de Agosto, às 18.30 horas, no Restaurante, Piso 7, do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

"A Terra do Chiculate – Relatos da Emigração Portuguesa" é na actualidade um livro único sobre o tema da emigração portuguesa em França e em Portugal, porque aborda de forma pungente e inovadora a temática da Diáspora, maioritariamente clandestina, referente ao nosso passado recente – anos 60/70 - ao mesmo tempo que remete para uma reflexão sobre o referido assunto no presente. Na verdade, a singularidade da obra consiste em dar, pela primeira vez, voz a duas das facções mais fragilizadas da sociedade e que, até ao momento, tinham sido silenciadas: a criança e o povo.

Assim, à visão mais ingénua da criança, que fica em Portugal e que assiste impotente à desmembração familiar, durante a primeira parte da obra, dá lugar uma perspectiva mais ampla, e que se torna mais intensa e perspicaz nas duas últimas partes, devido à viagem física e metafísica que o eu empreende na sua fase adulta pela Diáspora portuguesa e pela revisitação dos seus lugares de memória da infância. Aqui são também ainda reveladas as consequências positivas e negativas das vicissitudes da emigração portuguesa quer na pátria, quer no país de acolhimento, remetendo para a evidência da mesma temática com tantos pontos em comum ainda em inícios do século XXI.

Extracto do Prefácio:

"A procura da verdade não impediu que soubesse dar-nos mais um Portugal suplementar. Outro olhar acerca da emigração. Outra emoção. Outra beleza. Outras palavras. Outra viagem. A nossa. A dos emigrantes, os que sempre detestaram esta palavra de baptizado, aliás. De nós. Da emigração portuguesa, dos seus filhos, netos e mesmo bisnetos.
A Terra do Chiculate é uma prenda inesperada para quem queira encontrar mais uns fragmentos de Portugal. Uns de lá e uns de cá. Juntá-los e festejá-los é imperioso. E da nossa história também se faz um conto à Torga."

Nathalie de Oliveira


Autora

Isabel Mateus nasceu em 1969 nas Quintas do Corisco, em Torre de Moncorvo. Residente no Reino Unido desde 2001, obteve o seu doutoramento em Hispanic Studies na Universidade de Birmingham, onde também ensinou língua portuguesa e literatura. Em seguida, conciliou o ensino do Português na Universidade de Liverpool com a escrita ficcional e a investigação. Em Portugal, o seu livro de contos da infância rural O Trigo dos Pardais (2009) foi incluído no Plano Nacional de Leitura, em 2011. Publicou recentemente o seu sexto livro: A terra da Rainha - Retratos Portugueses no Reino Unido. A sua obra A Terra do Chiculate (2011) traduzida por Cristina Isabel de Melo será publicada em língua francesa com o título Maria, Manuel et les Autres, em Outubro de 2013, pelas Éditions Vagamundo.
O livro será apresentado por Nathalie de Oliveira, autora do prefácio da obra e autarca da Câmara Municipal de Metz (França).
Na sessão de lançamento terá lugar um debate sobre o tema da emigração e dos luso-descendentes, com Tina Melhorado, “a menina” da foto de Gérald Bloncourt.
Segue-se um momento de Dança, “Partir, revenir”, pela companhia de Artistas Anónimos, criada por Philippe Fialho.
No local estarão expostas algumas obras de Pintura sobre a mesma temática, do artista plástico Carlos Farinha

Após a sessão de lançamento terá lugar no Cinema UCI do El Corte Inglés de Lisboa a estreia em Portugal do filme “A Gaiola Dourada”, com a presença da actriz Jacqueline Corado da Silva. Teremos convites e preços especiais!!

A não perder!

3 comentários:

  1. UM enorme abraço de parabéns à Isabel Mateus. Muito êxito na sua carreira de escritora , sem esquecer o desejo de sucesso na sua carreira profissional.

    Beijinho
    Júlia

    ResponderEliminar
  2. Mais um grande passo em frente da nossa maior escritora.Parabéns e diz a essa gente que és de Felgueiras,terra esquecida atrás das fragadas ,mas que já no séc.19 dava catedráticos à Universidade de Coimbra e no séc 20 embaixadores e maior investigador da temática judaica no distrito de Bdagança
    Leitor

    ResponderEliminar
  3. Maria Jesus Pais escreveu:E no dia 7 de Agosto será no El Corte Inglés Gaia , Lançamento do livro "A Terra do Chiculate – Relatos da emigração portuguesa”, de Isabel Mateus.
    às 18.30 horas, na Sala de Âmbito Cultura.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.