sexta-feira, 12 de julho de 2013

Alfândega da Fé disponibiliza transportes a doentes e idosos isolados

12/07/2013 


O município de Alfândega da Fé anunciou esta quinta-feira que vai disponibilizar transporte aos doentes que ficaram sem apoio do Ministério da Saúde e aos idosos isolados com parcas reformas para custearem um táxi, avança a agência Lusa.
A presidente da Câmara Berta Nunes, adiantou à Lusa que as férias dos estudantes vão permitir disponibilizar os transportes escolares para já durante o verão apoiar as viagens de alguns doentes ao IPO, no Porto, principalmente de famílias carenciadas.
A intenção é, segundo a autarca, organizar uma rede que dê resposta às necessidades dos doentes que são obrigados a deslocar-se para consultas e tratamentos, mas também aos idosos que vivem isolados nas aldeias sem transportes públicos adequados às suas necessidades.
A medida foi debatida esta quinta-feira numa sessão para a apresentação dos projectos sociais em curso no concelho e em que os diferentes parceiros apontaram a mobilidade como uma dos principais problemas referenciados, sobretudo pelos idosos.

“O Ministério da Saúde com a poupança que diz ter feito no transporte de doentes está a deixar muita gente sem resposta e se não for o apoio do pode local, provavelmente acabam por abandonar os tratamentos e as consultas e estamos a falar até de situações graves como doentes com cancro”, afirmou.
Muitos destes doentes têm de viajar mais de 200 quilómetros até ao Porto.
“A autarquia já está a dar algumas respostas nessa área, a junta de freguesia de Alfândega também e hoje estivemos a discutir a necessidade de nos organizarmos para responder mais eficazmente a este problema porque de facto o Ministério da Saúde está a poupar, mas isso está a criar problemas no terreno que as autarquias acabam por ter que responder”, sustentou.
Na sessão desta quinta-feira foi também sugerida “a organização de um transporte para que as pessoas possam chegar do concelho até aos pontos onde passam as redes e autocarro expresso para o Porto, nomeadamente as cidade de Mirandela e Macedo de Cavaleiros.
A mobilidade é também um problema entre os idosos que “muitas vezes têm de se deslocar de táxi, um meio de transporte muito caro para a maioria, com pensões que não ultrapassam os 300 euros mensais”, observou a autarca.
O município está a pensar avançar com uma solução que já está ser testada em outros concelhos portugueses, nomeadamente do Alentejo, o chamado “transporte a pedido”.
A autarca socialista conclui que “se não for o poder local, as autarquias, muitas pessoas ficam sem qualquer reposta” consequência “dos cortes que têm vindo a ser feitos nas várias áreas pelo Poder Central”.
Berta Nunes defende que as autarquias têm de ser compensados por estarem a assumir competências que não são suas com um reforço dos recursos financeiros e entende que “este assunto vai ter de ter certamente discutido a partir das próximas eleições autárquicas”.

http://www.rcmpharma.com/actualidade/politica-de-saude/12-07-13/alfandega-da-fe-disponibiliza-transportes-doentes-e-idosos-is


3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Bem mais importante que os paralelos que, por este caminho, em breve não terão quem os pise...nas nossas aldeias.

    ResponderEliminar
  2. Sendo médica,a autarca de Alfândega da Fé está mais atenta aos problemas de saúde da população idosa e carenciada do seu concelho.Que sirva de exemplo para o resto do país.

    ResponderEliminar
  3. Finalmente alguem tem curacao para ajudar os idosos


    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.