segunda-feira, 1 de julho de 2013

Turismo do Norte lança roteiro de minas com gastronomia à mistura

É um filão de potencialidades na região Norte. Roteiro abrange dez concelhos e dá a conhecer os locais mineiros, bem como a gastronomia, o património e a natureza das áreas abrangidas, num total de 17 pontos de interesse.
O roteiro "Minas e Geologia do Norte de Portugal", desenvolvido pela Turismo do Porto e Norte, pretende atrair e guiar os visitantes por minas, museus e um parque geológico situados no Norte do país. 
O objectivo “é valorizar o território, apostando na sua diferenciação", refere o presidente da Turismo do Porto e Norte, Melchior Moreira. “Na área da geologia e minas, a região Norte tem um filão enorme e uma grande potencialidade", realça. 
O projecto tem a colaboração da Direção-Geral de Energia e Geologia, da Empresa de Desenvolvimento Mineiro e de 10 autarquias. 
O vice-presidente da Empresa de Desenvolvimento Mineiro, Mário Guedes, considera o roteiro um “activo cultural” que vai perdurar no tempo. Dentre os pontos a visitar, destaca  o Complexo Mineiro de Tresminas, referindo que “culturalmente, é muito marcante” e “revela a importância económica que a exploração mineira tem e teve no passado e que, provavelmente, vai ter no futuro, nas sociedades ocidentais". 
As minas de Tresminas, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, terão sido das mais importantes do Império Romano e o auge da exploração de ouro terá ocorrido durante os séculos I e II depois de Cristo. 
O Complexo Mineiro está classificado como Imóvel de Interesse Público e é intenção da autarquia de Vila Pouca de Aguiar elevar Tresminas a Património Mundial da Humanidade. 
Além do Complexo Mineiro Romano de Tresminas, fazem parte do roteiro o Geopark de Arouca, a Casa da Malta - Museu Mineiro de São Pedro da Cova, o Museu da Pedra de Marco de Canaveses, o Museu dos Jazigos Minerais Portugueses, as Minas de Castromil, o Passeio Geológico da Foz do Douro, o Museu da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto, o Museu do Ferro e da Região de Moncorvo, o Museu da Lousa, o Museu de Geologia Fernando Real da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Parque Paleozóico de Valongo.
Ao todo, são 17 pontos espalhados por 10 concelhos do norte do país, por onde o turista pode viajar, e a partir dos quais pode ficar a conhecer melhor a região norte.


1 comentário:


  1. Parece ser um projecto de qualidade. Se for bem realizado, será de excelência.

    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.