sábado, 13 de julho de 2013

NORDESTE TRANSMONTANO - Governo vai ajudar agricultores face aos prejuízos causados pelas chamas


Glória Lopes
O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural garantiu, esta sexta-feira, em Torre de Moncorvo, que hoje mesmo vai começar a ser feito o levantamento dos prejuízos causados pelo grande incêndio que se estendeu por quatro concelhos do distrito de Bragança.
Francisco Gomes está em Torre de Moncorvo onde se reuniu com os autarcas dos concelhos afetados, com a Direção Regional de Agricultura do Norte e associações de agricultores. O governante adiantou que os "técnicos avançarão de imediato para o terreno para fazer um levantamento exaustivo" de modo a apoiar os agricultores e produtores.
"Caso a caso, os agricultores serão contactados para identificarem os prejuízos e permitirem a quantificação. Em princípio os relatórios estarão prontos no dia 22. Até lá já estamos a trabalhar na identificação dos mecanismos de apoio que existem para se fazer a dotação financeira e abertura de concursos se for necessário uma candidatura de acordo com o que é previsto" , explicou. Prevê-se que os prejuízos sejam de muitos milhões de euros porque a área ardida é muito extensa, atingindo os concelhos de Alfândega da Fé, Moncorvo, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta. Foram consumidos olivais, amendoais, propriedades agrícolas, currais, armazéns, floresta e morreram animais.
http://m.jn.pt/m/newsArticle?contentId=3320110&page=1

3 comentários:

  1. Sim que Governo que nos desgoverna,,,de Portas escancancaradas e irrevogáveis que, para mal das muitas aflições e misérias vividas por tantas famílias de Gomes transmontanos e nacionais, agora reforçada pelas janelas de incêndios demoníacos.

    O Secretário Francisco Gomes da " Silva" na sua deslocação a Moncorvo parece ter deixado a incerteza de que comandos legislativos irá encontrar para mitigar tanta dor e destruição verificadas nos quatro concelhos nordestinos. A incúria, que há muita, parece morar lá para os lados do Caldas, de São Bento e de outros quadrantes enredadados em jogos palacianos de tudo fazer para manter o poder das mordomias de uns poucos perante a miséria de milhares. O senhor secretário de Estado, filho ( creio não estar a cometer nenhuma aleivosia) do ex-ministro da " Mioleira" Gomes da Silva nos idos de 95/94, se lhe cheirasse concurso para trabalhos da sua empresa a prestar nas Valas da Companhia das Lezírias de Samora Correia e de Vila Franca, certamente que não deixava a dúvida desamparada na forma como os agricultores e demais afetados pelos incêndios deveriam atuar...Não seria já tempo de em condições normais de este " governo" ter solicitado à UE " o estatuto" de calamidade pública para as regiões afetadas.? Maldita sorte que continuamos sempre na mesma rotina do infortúnio do desenrasca e do deixa andar..E a culpa será de quem? Do tempo ? Dos homens e dos governos? Certamente que é um pouco de tudo isto... Desconfio bem que com o passar dos tempos poucos serão aqueles que poderão ser apoiadas de verdade e com verdade arranjarem forças e organização de retemperarem esperanças e relançarem suas vidas..Que caminhos percorrer ? Que portas de emigração fechadas poderão socorrer corpos, dos poucos que a energia dos músculos ainda acompanha desesperanças inflamadas de tristeza e de fogo destruidor? Ou viremos a constatar que de eventuais apoios nacionais uns míseros 10% por cento de coisa alguma venha para 90% dos agricultores e outros afetados e os " restantes"90% sejam destinados a 10% de afetados...com os quais adquirirão jipe de passeio e piscina de veraneio em vez de ajudarem a limpar caminhos e bordas de propriedades e de ribeiros sem guarda-rios à vista. E que fazer com os que recebem subsídios de reinserção e de desemprego? Levas tanto mais vais limpar 20 metros de valeta ou silvas bordejantes de matas públicas..Enfim e depois até nos vamos esquecendo que não haverá amoras por terem deixado queimar tantas silvas tal como cortaram o Silva ao Secretário Francisco Gomes........da Silva.. bem conhecedor dos meandros do modo como se arrecadam subsídios .......

    ResponderEliminar
  2. Isto é uma vergonha.. Como dizia a minha avó: -uns nascem pelo cu e outros pela c...a. Ministro, filho de ministro, anda tudo ao mesmo.. Mas que eu saiba Portugal é dos portugueses e como tal Portugal é nosso. Isto é de uma revolta que no meu entender era de lhe partir as trombas a todos. Um faz birra e diz que nao quer, e lá vão uns milhões ao ar..a esse senhor nao lhe faz diferença, tem as contas bem recheadas. Outro dá posse à professora e lá vai mais um amigo .. Depois o outro já quer outra vez.. Ele é parvo ou faz se.?No fim vem o entendido e dá sentença final.. E passamos a ter um governo como o peido do bocage...o peido que aquela senhora deu nao foi ela mas fui eu.. O bocage é que devia estar cá para meter na ordem estes palhaços.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.