quarta-feira, 10 de julho de 2013

Quase 700 operacionais combatem incêndio em Bragança (tvi 24)

Actualizada às 16 horas

VIDEO E FOTOS:http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/incendio-bombeiros-mogadouro-braganca-alfandega-da-fe-tvi24/1468739-4071.html

Fogo chegou a dividir uma aldeia, já destruiu anexos de habitações e viaturas e matou animais

Por: Redacção / MM/CM    |   2013-07-10 16:00
O incêndio que atinge os concelhos transmontanos de Alfândega da Fé, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo continua a lavrar intensamente.
Com duas frentes ativas neste momento, 659 operacionais, dos quais 426 são bombeiros de diferentes corporações, asseguram o combate às chamas, assistidos por 195 veículos, quatro helicópteros e quatro aviões bombardeiros, de acordo com o último balanço da Proteção Civil.
Foi também acionado um avião C-295M da Força Aérea Portuguesa para análise do perímetro do incêndio, tendo a bordo o Comandante Operacional Nacional.
O fogo já destruiu vários quilómetros de linhas de comunicações, uma caravana, uma viatura ligeira de passageiros e diversos imóveis agrícolas e habitacionais, campos, searas, olivais e amendoeiras, palheiros, anexos de habitações e centenas de hectares de mato.
Na aldeia de Bruçó, no concelho de Mogadouro, a população local, com recurso a tratores agrícolas, conseguiu criar uma zona tampão, que evitou que o incêndio se aproximasse das habitações.
No entanto, a aldeia das Quintas das Quebradas, que durante a noite chegou a estar dividida pelo fogo, é aquela que apresenta um cenário mais desolador e com prejuízos visíveis.
As chamas consomem mato nas localidades de Castelo Bruçó, Estevais e Bruçó (Mogadouro), Lagoaça (Freixo de Espada à Cinta), Souto da Velha (Torre de Moncorvo) e Picões/Ferradosa (Alfândega da Fé).
O incêndio, que deflagrou na terça-feira, às 13:47, na localidade de Picões/Ferradosa, concelho de Alfândega da Fé, distrito de Bragança, estendeu-se depois à aldeia das Quebradas, concelho de Mogadouro, por volta das 19:00.
O fogo que já chegou a ter seis frentes e atravessou os concelhos de Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança.

4 comentários:

  1. Marina Craveiro escreveu: Há dois dias que os campos nos faziam vibrar de alegria, com o seu verde cheio de vida. Agora é só tristeza, vendo tudo negro, porque está de luto a natureza...

    ResponderEliminar
  2. Mogadouro, 10 jul (Lusa) -- O incêndio no distrito de Bragança levou hoje à evacuação de duas casas em Estevais, Mogadouro, onde as chamas estavam a menos de 100 metros da localidade, e à retirada de seis pessoas da povoação de Quinta das Peladinhas.
    O incêndio que deflagrou na terça-feira tem duas frentes ativas entre Souto da Velha, concelho de Torre de Moncorvo, e Parada, concelho de Alfândega da Fé, estando 671 operacionais no terreno, segundo a Proteção Civil.
    Na aldeia de Estevais, o fogo estava a dezenas de metros das habitações, estando várias pessoas a regar as redondezas das suas casas.


    Ler mais: http://visao.sapo.pt/incendios-casas-evacuadas-em-aldeias-ameacadas-pelo-fogo-em-mogadouro-e-moncorvo=f740020#ixzz2YfYicyLv

    ResponderEliminar
  3. Jon Belchior escreveu:Já anda perto de Mós...em Carviçais deve andar a fazer muitos estragos...está difícil de conter...

    ResponderEliminar
  4. Amelia Gaspar escreveu:Esperemos que não chegue a Mós!...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.