segunda-feira, 12 de março de 2012

Minas de Moncorvo - Bluff de mil milhões

"Especulação da imprensa portuguesa”. É assim que a empresa anglo-australiana Rio Tinto classifica a notícia do alegado interesse em investir mil milhões de euros nas minas de Torre de Moncorvo. O Ministério da Economia prefere não dizer nada por enquanto e o presidente da Câmara de Moncorvo diz que foi uma bolha de fumo que rebentou... A informação deu grande alarido em Portugal, no dia 21 de Outubro do ano passado, pois tratava-se de um importante investimento externo em tempo de crise e, ainda por cima, em Trás-os-Montes. Passados quase cinco meses, a empresa diz que não vai comentar especulações da imprensa portuguesa. O Ministério da Economia também não comenta a lacónica informação da Rio Tinto, remetendo para declarações do ministro Álvaro Santos Pereira de 21 de Outubro em que apenas confirmou que” em vários sectores, incluindo o mineiro, havia conversações com várias empresas” mas nunca confirmou o milionário investimento da Rio Tinto, a maior empresa mineira do mundo. Da empresa que detém a concessão das minas de ferro de Torre de Moncorvo até 2070, a MTI – Minning Technology Investments, também não foi possível obter informações sobre as negociações, já que o responsável se encontra no Canadá.

Confrontado com a resposta da Rio Tinto e o silêncio do Ministério da Economia, o presidente da Câmara de Moncorvo, Aires Ferreira, é tentado a dizer que aquilo que se passou em Outubro do ano passado foi pura especulação. “Aquilo que se passou no ano passado foi efectivamente especulação. Foi uma bolha de fumo de origem e objectivos duvidosos. Por parte do ministério da Economia também não foi realista… Quem está minimamente dentro do assunto sabe que aquilo que foi especulado jornalisticamente no ano passado não era possível e não tinha fundamento. Em segundo lugar, isto demonstra que a Rio Tinto foi uma empresa séria, o que é bom para Moncorvo”. Apesar disso, Aires Ferreira continua a acreditar que o minério de ferro vai voltar a ser explorado. “Há uma realidade que é o aumento de cotação do ferro em bolsa, que torna mais atractivo o ferro de Moncorvo. Continuo a acreditar que a médio prazo o minério de ferro de Moncorvo vai ser explorado, nunca menos de sete anos e nunca da maneira como foi especulado no ano passado”. Enquanto se avoluma a incerteza sobre o mega investimento da Rio Tinto, a Companhia Portuguesa de Ferro já anunciou que vai investir um milhão de euros, nos próximos três anos, em prospecção de depósitos de ferro na área mineira de Carviçais II, que ocupa 50 quilómetros quadrados dos concelhos de Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta. Uma zona que não é incompatível com o outro projecto. As minas de Moncorvo são um dos maiores depósitos de ferro da Europa. Têm recursos medidos e indicados de 552 milhões de toneladas de minério, cujo valor, à cotação de 102 euros por tonelada no mercado internacional, representa 58,2 mil milhões de euros. Um valor equivale a cerca de um terço da riqueza em Portugal.Aquelas jazidas de ferro foram símbolo da exploração mineira no Nordeste Transmontano entre 1951 e 1986, altura em que a Ferrominas abandonou a exploração.A concretizar-se, o investimento da Rio Tinto permitiria criar, numa primeira fase, 420 postos de trabalho directos e cerca de 800 indirectos, bem como um pólo de investigação e desenvolvimento no Nordeste Transmontano, com parcerias com instituições locais e internacionais. Escrito por Rádio Ansiães (CIR) http://www.brigantia.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=6730&Itemid=43
Fotos A.F.M.
Como se constrói um bluff:
http://lelodemoncorvo.blogspot.com/2012/03/aires-ferreira-quer-uma-renda-pela.html
http://lelodemoncorvo.blogspot.com/2012/01/moncorvo-zona-quente-na-terra-fria-1974_09.html
http://lelodemoncorvo.blogspot.com/2012/01/torre-de-moncorvo-ferrominas-2012.html
http://lelodemoncorvo.blogspot.com/2012/01/companhia-portuguesa-de-ferro-cpf-vai.html
http://lelodemoncorvo.blogspot.com/2011/11/moncorvo-minas-de-ferro.html
http://lelodemoncorvo.blogspot.com/2011/10/minas-de-torre-de-moncorvo.html
http://lelodemoncorvo.blogspot.com/2011/10/maior-empresa-mineira-do-mundo-quer.html
http://lelodemoncorvo.blogspot.com/2012/01/moncorvo-zona-quente-na-terra-fria-1974_09.html
http://www.youtube.com/watch?v=eHzu_fhrXUE&context=C3414853ADOEgsToPDskLGy0EKz8rfCUcyoiKIVEQx
http://lelodemoncorvo.blogspot.com/2011/11/moncorvo-minas-de-ferro_12.html
http://lelodemoncorvo.blogspot.com/2011/11/moncorvo-minas-de-ferro.html
http://lelodemoncorvo.blogspot.com/2011/11/minas-de-ferro-torre-de-moncorvo.html
http://lelodemoncorvo.blogspot.com/2011/10/minas-de-torre-de-moncorvo.html
http://m.tsf.pt/m/newsArticle?contentId=2070921&page=1
http://www.rtp.pt/noticias/?t=Autarca-de-Torre-de-Moncorvo-so-concorda-com-investimento-se-municipio-for-ressarcido-e-populacao-compensada.rtp&article=491154&visual=3&layout=10&tm=6
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Populacao-contente-com-possivel-investimento-nas-minas-de-Torre-de-Moncorvo.rtp&headline=46&visual=9&article=491016&tm=8


7 comentários:

  1. Bluff de mil milhões com as minas de Moncorvo
    A anglo-australiana Rio Tinto terá mesmo interesse em investir nas minas de ferro de Moncorvo? Ao JN, fonte oficial da empresa chamou-lhe "especulação da Imprensa portuguesa". E por isso não comenta.
    Foi no dia 21 de outubro de 2011 que o país acordou quase em alvoroço. Um alvoroço positivo, com a notícia de um megainvestimento de mil milhões de euros, por parte da Rio Tinto, na exploração de minério de ferro naquele concelho do sul do distrito de Bragança. Mas, como diz o ditado, "quando a esmola é muita, o pobre desconfia" e, na altura, foram muitos os que vestiram a pele de santo.
    J.N. de 12/03

    ResponderEliminar
  2. Cristiano Morais escreveu: "Quando ouvi a noticia pela primeira vez logo pen!sei em notícia para entreter"

    ResponderEliminar
  3. Exploração de minério de ferro em Torre de Moncorvo só daqui a sete ou dez anos -- autarca

    12 | 03 | 2012 11.40H


    O presidente da Câmara de Torre de Moncorvo admitiu hoje que, "o mais provável", é que só daqui a sete a dez anos haja exploração mineira no Carvalhal.

    O que foi dito sobre um investimento de mil milhões de euros da Rio Tinto em Moncorvo não passou de "especulação jornalística", diz também Aires Ferreira.

    O autarca socialista explicou que tinha razão quando afirmou que não houve "seriedade" no tratamento no caso. Porém, para Aires Ferreira, a australiana Rio Tinto "é uma empresa séria".

    Destak/Lusa

    ResponderEliminar
  4. Exploração de minério de ferro: PS acusa ministro de se precipitar
    Publicado há 8 minsO PS considera grave que, após cinco meses, sobre um anúncio de investimento feito pelo ministro da Economia para a exploração mineira em Torre de Moncorvo, não tenha acontecido ainda nada.
    marcos Perestrello acusa o ministro da Economia de se precipitar nos anúncios feitos
    O PS, pela voz do deputado Marcos Perestrello, considera ainda mais grave que a empresa em causa - Rio Tinto - tenha ela própria afirmado que o investimento anunciado de mil milhões de euros seja apenas especulação da empresa.
    No entender de Marcos Perestrello, o ministro da Economia foi, no mínimo, prematuro nos anúncios feitos.
    «O sr. ministro da Economia parece que se precipitou no anúncio de investimentos que, depois da resposta que deu a um requerimento que alguns deputados do PS lhe fizeram, afinal, não estão para se concretizar», acusou o deputado socialista.
    Também o presidente da Câmara de Torre de Moncorvo admitiu hoje que, «o mais provável», é que só daqui a sete a dez anos haja exploração mineira no Carvalhal.
    O que foi dito sobre um investimento de mil milhões de euros da Rio Tinto em Moncorvo não passou de «especulação jornalística», disse ainda Aires Ferreira à agência Lusa.
    http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2356871

    ResponderEliminar
  5. Humberto Jerónimo (amigo de Branca Ribeiro) também comentou a ligação de Branca Ribeiro.

    Humberto escreveu: "Tinha que ser bluff com este ministro da economia o que esperavas? O secretário de estado da energia já se foi, na calha está o Alvaro... eh,eh,eh"

    ResponderEliminar
  6. O Presidente da Câmara é a única voz lúcida e rigorosa que surge em defesa de todos nó. Fomos utilizados e sem esta voz , ridicularizados. Bem-haja senhor presidente .Proteste e lute até que a voz lhe doa.
    A.G.

    ResponderEliminar
  7. Aprendi com o tempo e com os amigos mais avisados que quando alguém invoca "o bem da nossa terra", tráz água no bico...
    Ontem era bluf, hoje as negociações estão a andar. E no entanto ninguém abre o bico. Os comentadores de serviço parece que querem a todo o custo que as coisas corram para o lado deles.
    Um dos poucos a quem reconheço coerência é precisamente ao presidente da câmara. Não está em causa concordar ou discordar. O homem tem mantido a sua postura.
    Ribeirão

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.