quinta-feira, 8 de março de 2012

Da Malcata ao Reboredo - Vilas Velhas













Fotografias: à esquerda ,Vila Velha ou Derruída -Moncorvo; à direita,Castelo Melhor.
Ver:
http://lelodemoncorvo.blogspot.com/2012/02/derruida-ou-vila-velha-de-santa-cruz-da.html


1 comentário:

  1. Castelo Melhor
    Castelo Melhor é uma bonita freguesia rural do concelho de Vila Nova de Foz Côa, dona de um património invejável e situada numa zona de grande beleza natural, sendo também uma das portas de entrada para o Parque Arqueológico do Vale do Côa.
    Castelo Melhor apresenta um património de gravuras rupestres incomparável, de grande interesse e importância, nomeadamente nos núcleos da Broeira, da Fonte Frieira, de Meijapão, de Penascosa, do Vale dos Namorados, da Canada da Moreira e da Canada do Amendoal.
    A região apresenta, pois, vestígios de ocupação humana desde tempos muito remotos, tanto nestas importantes gravuras rupestres, como nos muitos vestígios de ocupação humana da Idade do Cobre ou do Bronze, e posteriormente do período de ocupação Romana, como os vestígios de uma via em Penascosa que ligaria a Almendra ou da Villa romana em Orgal.
    Suevos, Visigodos e Mouros também terão deixado a sua marca por estas paragens.
    De facto, Castelo Melhor passou apenas a fazer parte do Reino Português após o importante Tratado de Alcanizes (1297).
    Esta pacata aldeia rural deleita todos os visitantes que encontram nestas típicas ruas de casario típico de pedra, a paz de espírito e tranquilidade aliada a uma história bem rica e antiga, e monumentos como o Castelo, a Igreja Matriz , a Capela de Santa Bárbara ou a Capela e o Miradouro de São Gabriel, de onde se tem uma vista fenomenal.
    http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-melhor-15267

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.