Maria Lucia Melo escreveu: "Texto atual ! O que mudou !!!! Só a topografia, as paisagens! o resto continua sempre a lei do "toma lá dá cá" igualzinho aqui!"
Desde a publicação deste texto até ao inicio da construção da ponte do Pocinho ainda haveriam de passar cerca de 10 anos. Iniciado a 8 de Outubro de 1886, o processo da construção da ponte do Pocinho foi longo e sofreu de várias vicissitudes. Uma delas foi a necessidade de separação do concurso inicial, que previa a construção das pontes do Pocinho e do Pinhão, em dois concursos, um para cada ponte. Para a do Pocinho pensou-se inicialmente na separação em dois concursos: um para a construção das avenidas e alvenarias da ponte e outro para o tabuleiro metálico. Porém, pouco depois, houve uma inflexão nesta estratégia e, a 4 de Março de 1903, a Administração de Caminhos de Ferro do Estado é autorizada a efectuar o contrato de construção da ponte e respectivas avenidas com a empresa Industrial Portuguesa. Foi aqui que ficou definido que a ponte teria dois tabuleiros: o inferior ocupado pela estrada e o superior a ser utilizado pelo caminho de ferro de via larga. Em Novembro de 1903, invocando razões económicas, o governo decidiu-se pela construção de uma linha estreita (via reduzida ou métrica) mas salvaguardou as dimensões do tabuleiro para que no futuro pudesse acomodar uma via larga. A primeira pedra para a construção da ponte foi lançada a 15 de Novembro de 1903. A 4 de Julho de 1909 a ponte é finalmente inaugurada como corolário de um processo que durou cerca de 23 anos.
Será isto um prenúncio para a nova travessia do Douro no Pocinho a integrar no IP2?
O texto parece ter sido escrito hoje: a miséria dos pobres é a mesma e os políticos continuam intrujões. Até refinaram na intrujice, no compadrio e na corrupção.
NA HISTÓRIA TUDO SE REPETE
ResponderEliminarMaria Lucia Melo escreveu: "Texto atual ! O que mudou !!!! Só a topografia, as paisagens! o resto continua sempre a lei do "toma lá dá cá" igualzinho aqui!"
ResponderEliminarDesde a publicação deste texto até ao inicio da construção da ponte do Pocinho ainda haveriam de passar cerca de 10 anos.
ResponderEliminarIniciado a 8 de Outubro de 1886, o processo da construção da ponte do Pocinho foi longo e sofreu de várias vicissitudes.
Uma delas foi a necessidade de separação do concurso inicial, que previa a construção das pontes do Pocinho e do Pinhão, em dois concursos, um para cada ponte.
Para a do Pocinho pensou-se inicialmente na separação em dois concursos: um para a construção das avenidas e alvenarias da ponte e outro para o tabuleiro metálico.
Porém, pouco depois, houve uma inflexão nesta estratégia e, a 4 de Março de 1903, a Administração de Caminhos de Ferro do Estado é autorizada a efectuar o contrato de construção da ponte e respectivas avenidas com a empresa Industrial Portuguesa.
Foi aqui que ficou definido que a ponte teria dois tabuleiros: o inferior ocupado pela estrada e o superior a ser utilizado pelo caminho de ferro de via larga.
Em Novembro de 1903, invocando razões económicas, o governo decidiu-se pela construção de uma linha estreita (via reduzida ou métrica) mas salvaguardou as dimensões do tabuleiro para que no futuro pudesse acomodar uma via larga.
A primeira pedra para a construção da ponte foi lançada a 15 de Novembro de 1903.
A 4 de Julho de 1909 a ponte é finalmente inaugurada como corolário de um processo que durou cerca de 23 anos.
Será isto um prenúncio para a nova travessia do Douro no Pocinho a integrar no IP2?
O texto parece ter sido escrito hoje: a miséria dos pobres é a mesma e os políticos continuam intrujões. Até refinaram na intrujice, no compadrio e na corrupção.
ResponderEliminarJúlia