segunda-feira, 19 de março de 2012

MONCORVO, 14 de MARÇO DE1893


4 comentários:

  1. NA HISTÓRIA TUDO SE REPETE

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  2. Maria Lucia Melo escreveu: "Texto atual ! O que mudou !!!! Só a topografia, as paisagens! o resto continua sempre a lei do "toma lá dá cá" igualzinho aqui!"

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  3. Desde a publicação deste texto até ao inicio da construção da ponte do Pocinho ainda haveriam de passar cerca de 10 anos.
    Iniciado a 8 de Outubro de 1886, o processo da construção da ponte do Pocinho foi longo e sofreu de várias vicissitudes.
    Uma delas foi a necessidade de separação do concurso inicial, que previa a construção das pontes do Pocinho e do Pinhão, em dois concursos, um para cada ponte.
    Para a do Pocinho pensou-se inicialmente na separação em dois concursos: um para a construção das avenidas e alvenarias da ponte e outro para o tabuleiro metálico.
    Porém, pouco depois, houve uma inflexão nesta estratégia e, a 4 de Março de 1903, a Administração de Caminhos de Ferro do Estado é autorizada a efectuar o contrato de construção da ponte e respectivas avenidas com a empresa Industrial Portuguesa.
    Foi aqui que ficou definido que a ponte teria dois tabuleiros: o inferior ocupado pela estrada e o superior a ser utilizado pelo caminho de ferro de via larga.
    Em Novembro de 1903, invocando razões económicas, o governo decidiu-se pela construção de uma linha estreita (via reduzida ou métrica) mas salvaguardou as dimensões do tabuleiro para que no futuro pudesse acomodar uma via larga.
    A primeira pedra para a construção da ponte foi lançada a 15 de Novembro de 1903.
    A 4 de Julho de 1909 a ponte é finalmente inaugurada como corolário de um processo que durou cerca de 23 anos.

    Será isto um prenúncio para a nova travessia do Douro no Pocinho a integrar no IP2?

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  4. O texto parece ter sido escrito hoje: a miséria dos pobres é a mesma e os políticos continuam intrujões. Até refinaram na intrujice, no compadrio e na corrupção.

    Júlia

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