sexta-feira, 19 de setembro de 2014

DOURO - VINDIMAS










Vindimas

(1) Setembro, mês de vindimas. A imagem de  Emil Biel (1838-1915) foi captada no Douro em finais do séc. XIX. Um dos precursores da fotografia em Portugal, Biel registou centenas de imagens do nosso país de grande valor histórico e documental. Alemão, o seu nome verdadeiro é Karl Emil Biel. Veio para Portugal aos 22 anos e passou a usar o nome de Emílio Biel. O seu espólio está no Arquivo Histórico Municipal do Porto.
(2) Depois da colheita das uvas, o segundo momento das vindimas passa pelo transporte até aos lagares. Nesta foto de Emílio Biel, tirada no Douro no final do séc. XIX, pode-se ver homens que carregavam cestos que pesavam cerca de 70 quilos. Muitos deles tinham de percorrer longos caminhos pelos íngremes socalcos até serem acessíveis os carros de bois.
Nota do editor: fotografias e texto cedidos por Lusa Trilogia.Visitem (obrigatório) a sua página no facebook e partilhem com os v/nossos amigos:

2 comentários:

  1. O Douro é uma sub-região estatística portuguesa, parte da Região Norte, consistindo de concelhos pertencentes ao Distrito de Bragança, ao Distrito de Vila Real, ao Distrito de Viseu e ao Distrito da Guarda. Limita a norte com o Alto Trás-os-Montes, a leste com a Espanha, a sul com a Beira Interior Norte e o Dão-Lafões e a oeste com o Tâmega. Tem uma área de 4 112 km² e uma população de 208 101 habitantes (estimativa de 2009[1]). Compreende 19 concelhos:

    Alijó
    Armamar
    Carrazeda de Ansiães
    Freixo de Espada à Cinta
    Lamego
    Mesão Frio
    Moimenta da Beira
    Murça
    Penedono
    Peso da Régua
    Sabrosa
    Santa Marta de Penaguião
    São João da Pesqueira
    Sernancelhe
    Tabuaço
    Tarouca
    Torre de Moncorvo
    Vila Nova de Foz Côa
    Vila Real

    BY GOOGLEMAN

    ResponderEliminar
  2. Alemão, o seu nome verdadeiro é Karl Emil Biel.
    De vez enquando temos que fazer uma vénia.Fotografias espantosas.Emílio acenta-lhe tão bem.Viva Alemanha!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.