terça-feira, 16 de setembro de 2014

Torre de Moncorvo - Terra de vinhos II


 Manuel J. Pinto
É na Quinta de Vila Maior que estão instaladas todas as infraestruturas relacionadas com a produção de vinho e com os trabalhos na vinha. A traça dos edifícios é antiga e a intervenção de restauro tentou preservar o charme de outrora, juntando-lhes a funcionalidade que os tempos modernos exigem. O restauro estendeu-se também aos armazéns da Foz do Sabor, conhecida na região como Casa da Palmeira. A adega conta com lagares de granito para a pisa das uvas, equipados com um sistema de circulação de mosto através de frio, antes da fermentação. 

1 comentário:

  1. Foi apisar uvas que, com oito anos, ganhei a minha primeira "meia-jeira"( bint´cinco testões ou cinc´roas), sem a minha Mãe saber. Foram quatro horas (das duas às seis) a dar ao pé descalço - pois nesse tempo não eram permitidas botas de borracha - e ao rodo.Foi no lagar do Sr. Almeida, posteriormente comprado, pelo já falecido Sr. Justino.
    E foi no dia seguinte que apanhei a minha primeira "piela" a "buber" mosto com uma palhinha "santeia".( Era tão docinho...!). Fui apartá-la para as eiras.
    Fontes de Carvalho - Larinho.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.