Na mesma câmara foi deliberado: - Fosse notificado Domingos Gomes Rebelo, administrador da nova saboaria do sabão negro desta vila que sob pena de 6 mil réis para o concelho e terça, não mande tirar por seus criados nem outra pessoa água das fontes públicas desta vila, a saber, fonte de Santiago, do Concelho, do Carvalho e das bestas, por razão de que todas as ditas fontes são de vaso e os cântaros com que se tira a dita água vão da dita fábrica infeccionados de cal que nela há e se seguiam gravíssimos prejuízos aos moradores desta república, além de que pela grande quantidade de água que a dita fábrica gasta, pode faltar nas ditas fontes, por não serem muito abonadas, como muitos anos se tem sentido nesta vila e no ano presente está iminente este dano (…) somente poderá tirar a dita água do chafariz da fonte do Carvalho que para provimento da dita fábrica se lhe concede e outrossim sob a mesma pena, que será sempre paga da cadeia, não mande por si nem por seus criados ou outra pessoa, lançar o surro que resulta da dita fábrica em sítio de que se siga prejuízo às propriedades desta vila que pela experiência se tem achado é danoso para as novidades que as mesmas dão.
Carviçais(Francisco Moura) |
19.09.1897 – Notícia da Caderneta de Lembranças: - chegou a esta villa o Conde de Zambuja, com toda a sua família, chigarão às 10 horas da manhem e abalarão para o Monte Mião á 1 e meia da tarde, a musica foilhe tucar á porta e mandoulhe dar 15 000 reis.
19.09.1936 – A Comissão de Iniciativa e Turismo apresenta um requerimento à Câmara para que autorize a construção do edifício do Cine – Teatro.
19.09.1948 – Inauguração do Posto da GNR de Carviçais.
19.09.1953 – Concedido alvará de táxi a António Joaquim Ferreira, na Horta da Vilariça
António Júlio Andrade
16.09.1694 -- Muito bem : multa aos que tornavam a água imprópria para beber. Estão a ver? Quem poluía, pagava ou ia dar com os costados na cadeia.
ResponderEliminarE hoje como é?
Júlia