terça-feira, 26 de julho de 2016

Distrito de Bragança - EFEMÉRIDES (26/07)

Tribunal de Moncorvo
26.07.1856 – Publicação do Mapa de classificação das comarcas judiciais do distrito de Bragança, assim definidas: 1ª classe – Bragança; 2ª classe – Torre de Moncorvo; 3ª classe – Macedo, Miranda, Mirandela, Mogadouro e Vinhais.
26.07.1936 – Recebido na administração do concelho de Moncorvo um ofício do Distrito de recrutamento e Reserva Militar nº 10 sedeado em Bragança para serem ouvidas várias testemunhas da Cardanha acerca duma queixa para ali dirigida pelo Sr. José dos Santos Rodrigues contra o capitão Augusto da Conceição Fontes. Na origem do conflito estará um empréstimo de 6 500$00 feito pelo Sr. Rodrigues ao Cap. Fontes em Março de 1932. Este apresentou uma declaração assinada por aquele em 1 de Abril de 1935, dizendo-se pago da dívida. Aquele dizia que não recebeu nada nem assinou papel nenhum… O resultado do inquérito feito em Bragança não o sei e ignoro se alguma queixa foi também apresentada no tribunal de Moncorvo.
António Júlio Andrade

2 comentários:

  1. Joaquim Silva disse: muito interessante sem dúvida !.. mais uma vez obrigado ao LELO

    ResponderEliminar
  2. Quem eram estes personagens?Da Cardanha? Um era da família do doutor Rodrigues ,sogro do dr.Sobrinho,natural da aldeia?
    Lagarto

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.